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Como Emagrecer Com Saúde? Confira 9 Superdicas

Pequenos hábitos e escolhas certas vão te ajudar a manter seu corpo saudável e cheio de energia para encarar as atividades diárias

Pequenos hábitos e escolhas certas vão te ajudar a manter seu corpo saudável e cheio de energia para encarar as atividades diárias

 

Em alguns casos, o sobrepeso é uma condição que pode acarretar na obesidade, condição que provoca alterações que comprometem nosso quadro de saúde. Além disso, o sobrepeso também compromete a saúde, de alguma maneira. Hipertensão, diabetes, problemas nas articulações e colesterol alto são exemplos de complicações causadas pelo excesso de gordura corporal.

Todos esses agravantes acabam fazendo com que as pessoas que se encontram acima do peso busquem pelo emagrecimento rápido. Nesse contexto, a dúvida que surge é: até que ponto as dietas milagrosas e restritivas garantem a manutenção do peso ideal?

Na verdade, se o seu objetivo é emagrecer com saúde, é preciso pensar em resultados eficazes a longo prazo. Isso, além de evitar o indesejado efeito sanfona, permite que você inicie uma reeducação alimentar.

1. Agende uma consulta com seu médico

 

Antes de criar hábitos com foco no emagrecimento saudável, é preciso que você seja acompanhado por um especialista. Nesse caso, considere agendar uma consulta com o clínico geral, cardiologista ou endocrinologista.

O médico fará uma avaliação clínica inicial e solicitará exames de rotina para avaliar suas taxas de colesterol, glicose, entre outros dados. Caso haja alguma alteração nesses exames, uma investigação mais detalhada será feita.

2. Participe de um programa de reeducação alimentar

 

Esse tipo de abordagem será responsável por criar um planejamento para o seu perfil. Além disso, o acesso a uma equipe multidisciplinar te ajudará no processo de reeducação alimentar. Principalmente para criar um plano de acordo com suas preferências alimentares.

O Vigilantes do Peso conta com planos presencial e online para que você tenha liberdade, sem que seja necessário comprometer sua agenda e rotina.

3. Faça refeições completas

 

A ideia de que para emagrecer é preciso “fechar a boca”, como diz o senso comum, deve ser desconstruída.  O importante é construir hábitos alimentares saudáveis, sem restrições, a fim de garantir um emagrecimento sustentável ao longo do tempo, sem deixar de ingerir os nutrientes necessários para seu corpo. 

Se ficamos muitas horas sem nos alimentar, o nível de glicose tende a diminuir. Nesse caso, o corpo passa a liberar um hormônio chamado grelina, que é produzido no estômago e envia informações ao cérebro, disparando assim o sinal de fome.

Dessa forma, com a falta de glicose e o excesso de grelina no sangue, nosso cérebro entende que precisamos de mais comida do que realmente necessitamos. Nesse caso, acabamos fazendo refeições ricas em gordura, açúcares e outras escolhas pouco saudáveis. 

4. Consuma alimentos que aumentam a saciedade

 

Existe uma variedade de alimentos que podem ser inseridos em seu cardápio para auxiliar no processo de emagrecer com saúde. O programa de reeducação alimentar fornecido pelo Vigilantes do Peso vai te ajudar a inseri-los com mais assertividade em cada refeição.

Com isso, você saberá preparar e medir as porções, além de aprender receitas deliciosas. 

As frutas, cereais integrais, lentilha,  feijão, grão de bico, verduras e legumes, por exemplo, possuem ótimas fontes de nutrientes que garantem a perda de peso com saúde. 

Você vai descobrir que não é necessário abrir mão do que gosta. O que é levado em consideração, nesse caso, são as escolhas mais nutritivas e que saciam sua fome. 

5. Movimente-se

 

A OMS (Organização Mundial de Saúde) recomenda que se pratique, no mínimo, 150 minutos de atividades físicas moderadas por semana. Esse número é necessário para que uma pessoa seja considerada ativa.

Se você não tem o hábito de praticar exercícios, pode começar com pequenas atividades. A dica é caminhar,, pedalar, dançar, entre outras ações que podem ser prazerosas e muito saudáveis. 

6. Diminua a ingestão de açúcar e sal

 

O sal em excesso conta com elevada quantidade de sódio. Esse mineral, se não for consumido com moderação, pode causar retenção de líquido, hipertensão e outros problemas cardíacos.

No caso do açúcar, se você extrapolar a dose recomendada para seu organismo, ele pode se transformar em acúmulo de gordura, principalmente na região da barriga. Além disso, o consumo exagerado de bolos, refrigerantes e doces pode desencadear diabetes.

7. Durma bem

 

Dormir bem é de extrema importância para emagrecer com saúde. O sono de qualidade auxilia na regulação de hormônios, como a leptina e a grelina, que atuam no controle da fome.

O ideal é que você durma entre 6 e 8 horas. Esse período é o suficiente para recuperar as energias e regular as funções do corpo. De acordo com dados fornecidos pela Organização Mundial da Saúde, uma pessoa saudável pode gastar por volta de 80 calorias por hora de sono. 

8. Beba bastante líquido 

 

A ingestão de líquido contribui para o emagrecimento saudável. O recomendado é que você beba entre 30 a 35 ml de água por kg de peso corporal. Em média, isso representa, aproximadamente, 2 litros.

A ingestão de água melhora o trânsito intestinal, além de manter a pele e demais órgãos hidratados. Ela auxilia na liberação de toxinas, por isso, é importante beber água várias vezes ao dia, de preferência, o primeiro copo deve ser consumido assim que você acordar. 

9. Respeite o seu processo

 

Um dos maiores problemas ocasionados pelas dietas restritivas é não considerar a individualidade das pessoas. Lembre-se de que seu organismo é único. O que você precisa é aprender a se relacionar com ele.

Para isso, acesse o site do Vigilantes do Peso e descubra de que forma nossa equipe pode te ajudar a emagrecer com saúde e valorizar o que você tem de mais importante. 

Você verá que é possível fortalecer sua autoestima, respeitar seu processo e descobrir que o segredo para seu bem-estar está em pequenos hábitos que podem ser incluídos em sua rotina facilmente.