Alimentação

Como controlar seu colesterol

O que é colesterol?

Colesterol é um tipo de gordura (também chamado de lipídio) encontrado no sangue e em todas as células do corpo. Ele desempenha um papel muito importante na manutenção do bom funcionamento das células, mas sabemos que muito colesterol pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos e derrames.

Quanto é muito colesterol?

Viver com Diabetes tipo 2 aumenta o risco de doenças cardíacas. Portanto, seu nível de colesterol deve ser menor do que se você não vivesse com Diabetes. Seu médico deve solicitar exame de sangue pelo menos duas vezes ao ano para medir seus níveis de colesterol. Certifique-se de perguntar quais são os seus resultados para que você possa acompanhar seu progresso.

Valor Desejável
Colesterol totalMenor que 190 mg/dl
LDL (colesterol ruim)Menor que 100 mg/dl
HDL (colesterol bom)

Maior que 40 mg/dl

Qual é a origem do colesterol?

A maior parte do colesterol é produzido pelo nosso corpo, mas certa parte dele é convertido pelo fígado a partir da gordura saturada que consumimos. Mudar nossa rotina de alimentação e estilo de vida pode auxiliar na diminuição dos níveis de colesterol em até 10%.

Dicas importantes para ajudar a diminuir seu colesterol

1. Procure alcançar um peso e uma circunferência de cintura saudáveis

Estar acima do peso e principalmente ter mais gordura na cintura aumentam o risco de doença cardíaca. Isso também pode aumentar sua resistência à insulina, uma das causas do Diabetes Tipo 2. Além de monitorar seu peso, considere medir a circunferência da sua cintura também.

2. Reduza o consumo total de gordura e substitua as gorduras saturadas por gorduras insaturadas

Reduza a frequência com que você ingere alimentos ricos em gordura e tente mudar o tipo de gordura consumido, substituindo gordura saturada por gordura insaturada.

3. Tenha (pelo menos) 5-por-dia

Frutas, vegetais e todos os tipos de leguminosas e feijão contêm uma variedade de vitaminas, minerais e fibras importantes para o funcionamento do nosso organismo. As fibras ajudam a reduzir o colesterol total e o colesterol ruim (LDL), reduzindo a quantidade que é absorvido pelo sangue.

4. Faça mais atividade física

A atividade física pode aumentar o colesterol bom (HDL) no sangue. Faça 150 minutos de atividade de intensidade moderada por semana. Idealmente, 5 dias de 30 minutos, embora dividi-los em sessões de 10 minutos ainda seja benéfico. Você deve consultar o seu médico antes de iniciar atividades.

5. Pare de fumar

Fumar danifica as paredes dos vasos sanguíneos, fazendo com que eles se estreitem e aumentam a pressão arterial. Se você está considerando parar de fumar, fale com o seu médico sobre métodos que podem te ajudar nesse momento.