Dicas E Artigos

Como aproveitar as sobras

Sobras na geladeira? Nunca mais! O Vigilantes do Peso separou algumas dicas para você que volta e meia abre a geladeira e se depara com opções que aparentemente não combinam ou que já está enjoado de comer.

 

Desfie, pique, processe, enrole e o mais importante: divirta-se e evite o desperdício de alimentos. Embarque nessa com a gente!

 

1. Para as sobras de arroz

 

Arroz de forno: misture a sobra de arroz com peito de frango desfiado ou carne moída (sempre tem alguma coisa na geladeira). Junte um pouco de molho de tomate e legumes cozidos, como ervilha e cenoura. Transfira a mistura para ramekins individuais, polvilhe um pouco de queijo ralado por cima, leve ao forno para gratinar e voilà! Uma receita saudável e nutritiva feita só com sobras.

Bolinho de forno: misture a sobra de arroz com ovo - cada xícara de arroz requer 1 ovo. Junte também verduras e legumes (pode ser couve picada, cenoura, beterraba ou abobrinha raladas, por exemplo). Depois, acrescente uma mistura de farinha de rosca com farinha de aveia em quantidade suficiente para “dar liga”, deixando a massa ainda "molhada". Modele os bolinhos, regue com fios de azeite e leve-os ao forno preaquecido (aprox. 200 °C) em um tabuleiro antiaderente por 30 min., virando na metade do tempo. Pronto! Sirva com alguma sopa ou caldo no jantar, fica fantástico!

 

2. Para as sobras de feijão

 

Grãos para salada: coe o feijão para deixar somente os grãos. Se o feijão estiver grosso, despeje um copo de água para facilitar a eliminação do caldo. Use os grãos de feijão para incrementar e dar uma cara diferente às saladas do dia a dia.

 

3. Para as sobras de carne assada ou peito de frango

 

Croquetes de forno: processe os pedaços de carne ou frango em um mixer e transfira o “desfiado” para uma tigela. Acrescente temperos como cebolinha picada, e pimenta. Junte um ovo para unir a carne ou o frango e conseguir modelar os pequenos croquetes (dependendo da quantidade de carne ou de frango, talvez seja necessário adicionar mais de um ovo à receita). Depois, transfira os croquetes para um tabuleiro antiaderente, regue com fios de azeite e leve-os ao forno preaquecido (aprox. 200 °C) por cerca de 15-20 min., virando na metade do tempo, até que estejam dourados por fora. Sirva em seguida. São ótimos como fonte de proteína do almoço e do jantar ou para petiscos.

 

4. Para as sobras de macarrão

 

Salada de macarrão: misture o macarrão com legumes cozidos picados, como tomate, cenoura e brócolis, por exemplo. Acrescente queijo branco em cubos, tempere com azeite e pimenta e está pronto. A vantagem da salada de macarrão é que, além de ser fácil de preparar, nem precisa ser aquecida. É realmente uma saída rápida para os dias mais corridos.

 

5. Para as sobras de pão:

 

Torradas, farinha de rosca, croutons: para todas essas opções você só precisa temperar e torrar o pão. Experimente uma mistura de azeite, alho e ervas finas para usar como tempero.