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Como a comida faz você ficar satisfeito

Comer alimentos que promovem saciedade ajuda a evitar tanto os excessos quanto os lanchinhos fora de hora.

Já percebeu que depois de uma refeição demora em torno de 3 ou 4 horas para você sentir fome novamente? E já notou que algumas vezes, depois de comer a mesma quantidade de comida você sente fome em 1 ou 2 horas? Isso acontece devido às escolhas de alimentos que você fez.

Comer alimentos que promovem saciedade — sensação de plenitude e supressão da fome — ajuda a evitar tanto os excessos quanto os lanchinhos fora de hora, porque diminui a vontade de comer novamente.

Alguns alimentos trazem mais saciedade do que outros. No topo da cadeia de nutrientes, fibras e proteínas são os que mais saciam. Para alcançar a saciedade, procure ter alimentos fontes de proteínas ou fibras a cada refeição.

Quando você não consome uma quantidade suficiente de fibras e proteínas na refeição, sente fome mais rápido e mais vontade de comer, o que pode levar a um maior consumo de gorduras e açúcares entre as refeições.

 

O que fazer

Coma mais devagar. Saboreie as nuances, experimente as texturas e curta as cores de suas refeições e de seus lanches.

Comece o dia com um bom café da manhã. Segundo estudos, o café da manhã tem mais influência na saciedade do que o almoço ou o jantar, sobretudo, quando é rico em fibras e proteína.

Palavra chave: planejamento. Pense em seu cardápio com antecedência, assim você garante todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação — experimente as receitas do App do VP.

Estabeleça uma rotina; crie hábitos alimentares saudáveis.

Observe os sinais de fome e saciedade; alimente-se com consciência.

 

Esta semana

Escolha um dia da semana e planeje as refeições do dia seguinte. Toque em “Encontrar Receitas” no App do VP, ou consulte um de nossos livros de receita para escolher pratos deliciosos, saudáveis e fáceis de preparar.