Dicas E Artigos

Carnaval 100%

As respostas para todas as suas dúvidas sobre o feriado mais animado do ano.

1. O que é recomendável comer antes de viajar, por exemplo, tendo em vista que o período de Carnaval costuma ser tumultuado?

Prepare a casa para antes e depois do carnaval. Já que serão dias corridos, organize-se para tentar manter a rotina o mais saudável possível. Priorize refeições leves, com muitas frutas, legumes, verduras, grãos integrais e temperos naturais (alho, cebola, ervas frescas e secas). Evite industrializados, açúcar refinado, doces e excesso de sal. Assim, o corpo tende a recuperar (parcialmente) os nutrientes perdidos durante os excessos do período.

2. Quais tipos de alimentos devem ser evitados para não passar mal?

O Carnaval é normalmente um período em que as pessoas descuidam da alimentação e da hidratação, tudo em prol da folia. Com isso, tornam-se mais vulneráveis, já que estão consumindo poucas vitaminas, minerais e, geralmente, grande quantidade de álcool.

É importante prestar atenção na procedência e nas condições higiênicas dos alimentos e bebidas: não compre comida que esteja armazenada abafada sob sol, não beba diretamente em latas e garrafas, preste atenção se quem prepara o alimento utiliza luvas, toucas, guardanapos. Evite os ambulantes e comidas “pseudofrescas”, como sanduíche natural e salada de frutas.

3. O que fazer no caso de sentir fome de madrugada?

Quando a fome aparecer de madrugada, procure um estabelecimento limpo e organizado para que você possa fazer uma refeição. Outra opção é recorrer aos industrializados que têm menor possibilidade de contaminação. No mercado existem algumas opções saudáveis que você pode 'estocar' em casa ou carregar com você: barras de cereal, mix de castanhas, frutas secas.

4. O que podemos fazer para evitar a “ressaca”, diarreia e desconforto abdominal provocados pelo consumo indevido de certos alimentos e bebidas?

Hidratação e alimentação corretas são fundamentais. Na maioria das vezes, esses problemas que são passageiros - sinais de contaminações que o corpo foi capaz de combater. Se os sintomas persistirem, procure seu médico. 

5. Além da água, o que podemos consumir para manter o corpo hidratado?

Existem várias opções!

  • Frutas: melancia e melão são exemplos que ajudam a hidratar.
  • Água de coco: é um isotônico natural e possui minerais importantes que ajudam a repor as perdas durante a folia. 
  • Isotônicos industrializados: como opção emergencial, também repõem os sais minerais perdidos, apesar de possuírem corantes. 
  • Chá gelado