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Caldos Leves, 9 Receitas Para Um Jantar Rápido e Delicioso

Aprenda a fazer caldos leves e deliciosos que nutrem e aquecem nos dias frios

Aprenda a fazer caldos leves e deliciosos que nutrem e aquecem nos dias frios

 

Com a despedida do verão e as boas-vindas ao outono, nosso comportamento tende a mudar. E não estamos falando apenas da escolha de roupas de meia estação ou dos momentos de preguiça quando as tardes ficarem mais frias.

A vontade de comer coisas mais quentinhas e suculentas também é sinal de que o frio está se aproximando. Melhor ainda é quando a gente consegue manter nosso cronograma de reeducação alimentar a apostar em caldos leves para o jantar.

Confira algumas dicas de receitas para acompanhar uma noite fria, deliciosa e aconchegante quando o friozinho resolver te fazer uma visita. 

 

1. Caldo de abóbora

 

Ingredientes: ½ kg de abóbora japonesa; 1 litro de água; 1 cebola pequena; 1 caldo de legumes light; sal  a gosto e 1 punhado de salsinha.

Modo de preparo: Cozinhe bem a abóbora, de modo que o garfo passe por ela com facilidade. Desligue o fogo e retire o legume da panela com a ajuda de uma escumadeira. Descasque e coloque novamente na água do cozimento. 

Corte a cebola em tiras finas e use outra panela para dourá-las no azeite até que elas fiquem transparentes. Acrescente o caldo de legumes e desligue o fogo quando ele derreter. 

Coloque o tempero na panela em que você cozinhou a abóbora e coloque o sal a gosto. Bata tudo no liquidificador e, se necessário, esquente o caldo novamente. Ao servir, acrescente a salsinha. 

 

2. Sopa de Mandioquinha

 

Ingredientes: 1 colher de sopa de azeite; 1 xícara (chá) de cebola; 2 xícaras (chá) de mandioquinha; 1 colher (sopa) de gengibre ralado; ½ xícara (chá) de queijo minas padrão; 2 colheres (sopa) de cebolinha picada; 2 xícaras (chá) de água e sal a gosto. 

Modo de Preparo: Cozinhe a mandioquinha na água com sal. Em outra panela, refogue a cebola no azeite até dourar. No liquidificador, bata a mandioquinha cozida, a cebola e o gengibre até formar um creme homogêneo.

Leve a mistura ao fogo e acrescente o queijo. Se preferir, decore com mais cebola dourada, salsinha e queijo parmesão. 

 

3. Caldo leve de cogumelos

 

Ingredientes: 1,5 litro de água; 1 acelga pequena picada; 2 talos de salsão picados; 1 bulbo de erva doce picado; ½ xícara (chá) de folhas de manjericão; 1 xícara (chá) de champignons; 1 cebola picada; 2 dentes de alho picados; 1 pedaço de gengibre sal e ervas aromáticas a gosto.

Modo de preparo: Refogue a cebola e o alho por dois minutos. Acrescente o cogumelo e o gengibre e deixe refogar rapidamente. Na mesma panela, coloque os legumes, o sal e o manjericão. 

Acrescente a água e deixe cozinhar por 15 minutos. Retire do fogo e bata no liquidificador. Se preferir, peneire a mistura e coloque novamente no fogo por 5 minutos. Decore com ervas aromáticas e sirva.

 

4. Sopa de Tomate

 

Ingredientes: 1 colher de sopa de margarina; 500 gramas de tomate; 1/2 cebola cortada em cubos pequenos; 1 colher de chá de açúcar aromatizada em 1 laranja com casca; 2 tabletes de caldo de galinha; 1 Cravo-da-índia; 1 bouquet garni (salsa, tomilho e louro) e sal a gosto. 

Modo de Preparo: Derreta a margarina e refogue os tomates e a cebola. Adicione o açúcar aromatizado e o caldo de galinha dissolvido em 4 ½ xícaras (chá) de água fervente. 

Por fim, acrescente o cravo-da-índia e o bouquet garni. Quando a sopa levantar fervura, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos. Retire o cravo e o bouquet garni e bata a sopa no liquidificador. Coloque o sal e, se preferir, aqueça o caldo no fogo. 

 

5. Sopa de legumes

 

Ingredientes:  1 batata pequena; 1 cenoura; 3 colheres (sopa) de repolho picado; 2 colheres (café) de azeite e 1 pitada de sal. 

Modo de preparo: Cozinhe os legumes em 200ml de água em fogo baixo. Use um garfo para avaliar o ponto de cozimento, que deve ser identificado quando o objeto passar pelos legumes com facilidade. Bata tudo no liquidificador e sirva com um punhado de salsinha. 

 

6. Sopa cremosa de palmito

 

Ingredientes: 250g de palmitos em conserva; 1 colher (sopa) de azeite; 1 cebola média ralada; 1 dente de alho amassado; 2 colheres (sopa) de farinha de aveia; 3 xícaras (chá) de caldo de galinha; 1 xícara (chá) de leite desnatado e sal a gosto.

Modo de preparo: Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente os palmitos, e a aveia e mexa bem. Junte o caldo de galinha e mexa até levantar fervura. Cozinhe por 5 minutos. Deixe a mistura amornar e bata no liquidificador. Junte o sal e o leite e deixe ferver por 5 minutos. 

 

7. Creme de Agrião

 

Ingredientes: 2 colheres (sopa) de margarina; 1 cebola pequena picada; 3 xícaras (chá) de folhas e talos de agrião; 2 batatas descascadas e picadas em cubinhos; 3 xícaras (chá) de caldo de legumes; 3 colheres (sopa) de creme de leite light; ½ copo (125ml) de leite desnatado e sal a gosto. 

Modo de preparo: Refogue a cebola e as folhas e talos de agrião na margarina. Acrescente as batatas e o caldo de legumes e cozinhe por 20 minutos. Retire da panela e bata tudo no liquidificador. Volte o caldo batido à panela e misture o creme de leite, mexendo sempre. Tempere com sal, aqueça bem e sirva em seguida.

 

8. Sopa de Beterraba

 

Ingredientes: 1 colher (sopa) de azeite; 1 cebola média picada; 3 beterrabas sem casca e picadas; 1 litro ½ de água; 2 colheres (sopa) de suco de limão; 1 colher (chá) de açúcar; 1 tablete de caldo de legumes; ½ colher de (sopa) de amido de milho e sal a gosto.

Modo de preparo: Em uma panela de pressão refogue a cebola no azeite. Acrescente a beterraba, a água, o suco de limão, o açúcar e o caldo de legumes. Deixe ferve por 15 minutos na pressão.

Bata tudo no liquidificador até que fique um caldo homogêneo. Coloque a mistura na panela novamente e volte ao fogo com o amido de milho dissolvido em meia colher de sopa de água. Mexa até encorpar e tempera com sal a gosto. 

 

9. Sopa de iogurte com pepino

 

Ingredientes: 1 pepino grande; 1 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de azeite; 2 ½ xícaras (chá) de caldo de galinha; suco de 1 limão; 1 ramo de hortelã picado; 1/2 xícara (chá) de iogurte natural desnatado e sal a gosto. 

Modo de preparo: Refogue a cebola no azeite até que fique macia. Junte o pepino picado, o caldo de galinha, o suco do limão e a hortelã. Cozinhe por 20 minutos. Bata a mistura no liquidificador. Tempere com sal e enfeite com hortelã e fatias de pepino.

Gostou das receitas de caldos leves para os dias de friozinho que estão chegando? Não deixe de participar de nossos programas de reeducação alimentar para que você sempre escolha opções mais saudáveis e que estejam de acordo com seus objetivos.