Dicas E Artigos

Benefícios do Pilates: tudo o que você precisa saber!

Os benefícios do Pilates não se limitam apenas ao condicionamento físico, mas refletem também no sono, na concentração e em diversas outras áreas do nosso corpo.

O corpo humano foi feito para se movimentar. Quanto menos tempo dedicamos aos exercícios físicos, mais o sedentarismo se instala, podendo trazer sérias consequências à saúde do organismo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), a América Latina é a região do mundo com maior índice de sedentarismo e o Brasil lidera a lista dos países latinos sedentários. 

O sedentarismo é considerado uma das principais causas de enfermidades não transmissíveis da última década - como doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo alguns tipos de câncer. Ainda segundo a OMS, as mulheres são ainda menos ativas do que os homens, por conta de diversos fatores sociais e culturais que acabam por reduzir o acesso aos exercícios frequentes. 

O uso de aparelhos eletrônicos - como tablets e smartphones - também é visto como um dos principais fatores de expansão do sedentarismo em todo o mundo, estimulando a inatividade física. Mas o que é possível fazer para mudar esse quadro e proporcionar mais saúde ao corpo e à mente?

 

Driblando o sedentarismo com Pilates

 

Incluir pequenas mudanças na rotina para incentivar a movimentação do corpo pode ajudar no combate ao sedentarismo. Por exemplo, usar a bicicleta para o deslocamento de curtas distâncias ao invés do carro e trocar o elevador pelas escadas. Com essas mudanças já é possível criar novos hábitos contra o sedentarismo.

Ao adotar uma prática esportiva é importante torná-la parte do dia a dia assim como tantas outras tarefas. É aí que entra o Pilates, um conjunto de técnicas de exercício que utiliza o próprio peso do corpo, e adequa-se a todas as faixas etárias - inclusive às crianças.

 Praticado de forma individual, mas também estimulado no convívio em grupo, os benefícios do Pilates não se limitam apenas para o corpo, mas também refletem na saúde da mente, interferindo positivamente no sono, na concentração e na flexibilidade. Por ser um exercício completo, ou seja, que afeta o corpo inteiro, o Pilates ajuda a emagrecer também. 

Desenvolvido há quase um século pelo alemão Joseph Pilates, o conjunto de técnicas tem como objetivo o controle da conexão entre corpo e mente, de forma a restabelecer a saúde e amplificar a qualidade de vida de quem pratica a atividade, tanto para pessoas com condições patológicas quanto para indivíduos saudáveis. Os exercícios podem ser realizados no solo e também com a utilização de equipamentos específicos para a atividade. 

 

Conhecendo os benefícios do Pilates

 

Muitas doenças, bem como diversas alterações físicas e mentais, podem ser evitadas e até mesmo tratadas com a prática do Pilates. Conheça alguns dos principais benefícios da técnica para a saúde:

 

Melhora a concentração e o foco

 

A cada exercício, o instrutor estimula no aluno a percepção sobre como cada postura realizada afeta seu corpo e como os músculos e a respiração respondem à prática. É também possível passar a reparar nas sensações (tanto corporais quanto psicológicas) que os exercícios causam durante e depois das aulas. 

 

Melhora a postura

 

As dores nas costas são responsáveis por afastar mais de 83 mil trabalhadores brasileiros de suas atividades anualmente, segundo dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As causas da lombalgia e de outras enfermidades da coluna são variadas, mas sabe-se que o Pilates é uma das atividades que mais contribuem para o alívio destes quadros. Os exercícios fortalecem a musculatura local, além de despertar a consciência do alinhamento corporal nos alunos. 

 

Melhora o equilíbrio

 

Quanto mais mergulhados nas tarefas do dia a dia e menos conscientes do equilíbrio corporal, mais os indivíduos correm o risco de sofrer quedas ou outros incidentes que podem causar imobilização temporária ou até mesmo permanente. Um corpo equilibrado é mais ágil e mais forte. 

 

Ajuda a emagrecer

 

Ao tirar o corpo da inércia e passar a movimentá-lo com alongamentos e o uso da própria força, o Pilates aumenta a queima de calorias e tonifica a musculatura, além de fortalecer as articulações, o que é de grande auxílio para quem quer perder peso de forma saudável. O Pilates orientado por um profissional e aliado a uma reeducação alimentar pode contribuir muito no emagrecimento saudável.

 

Reduz o risco de doenças

 

Doenças não transmissíveis como hipertensão, diabetes tipo 2, depressão, obesidade, apneia, doenças cardiovasculares e outras diversas condições podem ter significativa melhora com a prática do Pilates. Além disso, os exercícios também ajudam a prevenir estes e outros quadros que podem surgir com o sedentarismo. 

 

Melhora a qualidade do sono

 

Com rotinas cada vez mais estressantes e corridas, o sono da população tem sido afetado, o que pode acabar desencadeando uma série de problemas - da obesidade à depressão. Com a movimentação do corpo, a melhora na circulação sanguínea e a potencialização na oxigenação do organismo, o corpo tem melhores condições de relaxamento durante o sono, proporcionando noites de descanso realmente restauradoras. 

 

Como começar a fazer Pilates?

 

Antes de começar a se alongar por meio das técnicas, é preciso buscar auxílio de profissionais habilitados. Como cada corpo e cada indivíduo possui necessidades específicas e, em alguns casos, a presença de patologias - como problemas articulares, excesso de peso e dores crônicas - é preciso uma análise adequada para saber por onde começar.

Lembre-se que um corpo em movimento é o primeiro passo para um novo estilo de vida, mais saudável e mais equilibrado.