Alimentação

Benefícios do trigo

Saboroso e nutritivo, entenda o que o trigo tem de melhor.

 

O trigo é um dos cereais ​cultivados pelo homem mais antigos. Ao longo dos séculos, receitas foram sendo aprimoradas e novos ingredientes foram incorporados ao modo de preparo. Com os avanços da tecnologia e da gastronomia, novos produtos à base de trigo - pães, biscoitos, massas, bolos e doces - surgiram e passaram a fazer parte da rotina alimentar do mundo inteiro. 

Alimento muito nutritivo, principalmente em sua forma integral, o trigo  é fonte de carboidratosproteínas fibras, além de minerais como fósforo, cobre e manganês. 

 

Tipos para o consumo

Sua forma mais comum de consumo é a refinada, através da farinha de trigo. Por ser mais pobre em nutrientes, já que a casca é retirada, o recomendado é sempre dar preferência a alimentos que utilizem farinha de trigo integral em sua composição.

 

Também bastante consumido, o gérmen de trigo é a parte mais rica em vitaminas e minerais, como ácido fólico, vitamina E, zinco, cálcio, fósforo e selênio. Ele pode ser adicionado em preparações doces ou salgadas - sopas, purês, saladas, iogurtes e vitaminas - para complementar seu valor nutricional.

Já o farelo de trigo, conhecido como a fibra do trigo, é um produto obtido através da moagem da casca durante a produção de farinha. Rico em fibras e proteínas, pode ser utilizado como auxiliar no bom funcionamento do intestino, adicionado a vitaminas, sopas e outras preparações (sem alterar o sabor dos alimentos).

Outras formas de consumir o trigo auxiliam a saúde, como o trigo integral - fonte de lignanas, substâncias que ao serem digeridas pelas bactérias da flora intestinal se convertem em compostos que podem prevenir alguns tipos de câncer - e ​triguilho, o famoso “trigo para kibe”, produto altamente nutritivo e versátil que aumenta a saciedade e pode auxiliar no processo de emagrecimento.

 

 

Papel na dieta

Recentemente, o trigo ganhou atenção e foi alçado a vilão. Mais precisamente a proteína do trigo, o glúten, foi apontado como grande responsável pelo aumento de peso. Mas, na verdade, alimentos que possuem trigo em sua composição normalmente são mais calóricos, o que levaria a um aumento de peso caso consumidos em excesso. Ou seja: o glúten não é o único responsável. 

Algumas pessoas são intolerantes ao glúten e possuem uma condição chamada Doença Celíaca, que causa desconforto abdominal, diarreias, anemia e falhas na absorção de outros nutrientes pelo organismo. O paciente com Doença Celíaca não pode consumir alimentos que contenham glúten - além do trigo, estão incluidos na lista o centeio, a aveia e a cevada.

Nos casos em que o indivíduo não possui nenhuma restrição ao glúten, alimentos que contêm trigo podem facilmente ser incorporados à alimentação de maneira saborosa e saudável, sem medo!