Benefícios da caminhada para o corpo e como praticar

Conheça quais são os benefícios da caminhada e descubra o que deve ser levado em consideração na hora de praticar

Quando falamos em praticar exercícios, é comum pensarmos nos benefícios da caminhada. Afinal, ela é uma das atividades mais fáceis de se fazer, não exige grandes habilidades e é gratuita.

Caminhar pode fazer parte da sua rotina independentemente da hora do dia. Além disso, não tem restrição de idade e você pode praticar dentro de casa, na rua, no parque, na praia e até quando está indo para o trabalho.

Que tal começar a investir em sua saúde e de um jeito descontraído? Confira a seguir os principais benefícios da caminhada e descubra como é possível iniciar agora mesmo.

1. Melhora o sistema circulatório

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo revelou que caminhar, em média, 40 minutos por dia, melhora a circulação. A atividade auxilia na regularização da pressão arterial e faz com que as válvulas do coração trabalhem mais.

Isso possibilita o fluxo de hemoglobina e promove melhorias na oxigenação do corpo. Dessa forma, o aumento do bombeamento do sangue para o pulmão faz com que ele ganhe mais oxigênio.

2. Favorece a saúde do pulmão

Quando caminhamos com frequência, as trocas gasosas que ocorrem em nosso pulmão passam a ser mais potentes. Isso possibilita que uma série de impurezas sejam expelidas, de modo a prevenir doenças causadas por vírus, fungos e bactérias.

Além disso, caminhar ajuda a dilatar os brônquios e prevenir inflamações nas vias aéreas. É um ótimo exercício para quem sofre de bronquite, por exemplo. Sempre se consulte com um médico para que ele indique a frequência e o ritmo da atividade.

3. Fortalece o sistema ósseo

Quando caminhamos, os ossos das pernas são comprimidos por conta da movimentação e da pressão que é feita sobre o solo. Isso possibilita uma maior quantidade de estímulos elétricos.

O resultado é a melhor absorção de cálcio, o que faz com que os ossos fiquem mais resistentes. Esse estímulo previne doenças como osteoporose, osteopenia, entre outros problemas causados nessas partes do corpo.

4. Previne a depressão e a ansiedade

Um dos benefícios da caminhada é a prevenção de problemas relacionados à saúde mental, como depressão e ansiedade. A atividade estimula a produção de endorfina, hormônio produzido pela hipófise, que promove sensação de relaxamento e alegria.

O melhor de tudo é que isso acaba sendo uma verdadeira dose de ânimo. Não é à toa que a tendência é praticar cada vez mais e cultivar esse momento duradouro de felicidade e saúde mental.

5. Potencializa a sensação de bem-estar

Uma das grandes vantagens da caminhada é que ela pode ser praticada em diferentes lugares. Dessa forma, você tem a possibilidade de ficar longe da monotonia e fazer percursos em espaços diferentes.

Caminhar em parques, praças, calçadões à beira mar e até mudar o trajeto de ida ao trabalho, escolhendo ruas diferentes, dá aquela guinada no humor e na autoestima. Siga essa dica e mantenha o corpo e a mente sempre em equilíbrio.

6. Faz bem para o cérebro

Os benefícios da caminhada também se estendem ao cérebro, importante parte do nosso corpo. Esse tipo de exercício aumenta os circuitos nervosos e estimula o funcionamento de neurônios.

O resultado é a melhora da concentração. A coordenação motora e o bom funcionamento dos sentidos visuais, táteis, sonoros e olfativos também são fatores positivos decorrentes da caminhada.

7. Melhora o sono

Caminhar durante o dia faz com que o corpo produza substâncias que nos mantém em estado de atenção, como a adrenalina. É por isso que as pessoas tendem a relatar que se sentem mais dispostas ao praticar esse exercício.

Ao longo do dia, o organismo vai passando por um processo de relaxamento que promove a melhora da qualidade do sono à noite. Por isso, fazer caminhada pode ajudar nos tratamentos contra a insônia.

8. Acelera o metabolismo

Com a caminhada, nosso corpo passa a gastar uma quantidade maior de energia. O resultado é o bom funcionamento de órgãos vitais, como rins e fígado.

Isso sem contar que ela melhora o funcionamento do intestino e auxilia na liberação de gorduras, líquidos e toxinas que vão se acumulando no organismo com o passar do tempo.

Duas mulheres com roupa de ginástica caminhando na beira da praia

9. Auxilia no processo de reeducação alimentar e emagrecimento

Fazer caminhadas com frequência reduz a compulsão alimentar e a ansiedade que algumas pessoas têm por comer alimentos ricos em açúcar, gorduras e ingredientes industrializados.

Ela inibe a produção de cortisol, hormônio do estresse e libera substâncias, como endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Dessa forma, pessoas que associam alimentação com alívio de ansiedade tendem a ficar mais relaxadas.

10. Evita derrames e infartos

Um dos benefícios da caminhada é promover a melhora do sistema cardiovascular. Pelo fato de controlar a pressão sanguínea, ela é grande aliada na prevenção de infartos e derrames.

Em outras palavras, ao ativar a circulação, ela impede que as artérias fiquem obstruídas e parem de transportar o sangue. Além disso, a caminhada ajuda a regular os níveis de colesterol e age na redução de gorduras ruins e aumento das gorduras boas.

11. Ajuda a prevenir diabetes

Durante a caminhada, nosso corpo tende a produzir insulina, substância que atua na absorção de glicose pelas células. Dessa forma, as atividades do pâncreas e do fígado recebem mais estímulo e equilibram o transporte da insulina pela corrente sanguínea.

Além disso, esse tipo de treinamento aeróbico ajuda a reverter a resistência à insulina e, portanto, previne a diabetes, doença metabólica que surge quando as células absorvem mais açúcar do que o normal.

O que devo fazer para começar a caminhar?

Para aproveitar todos os benefícios da caminhada que elencamos neste artigo, é importante que, em primeiro lugar, você cheque seu estado geral de saúde. Agende uma consulta com o clínico geral para que ele possa realizar uma avaliação inicial.

Se for necessário, o especialista te encaminhará para outros profissionais, como cardiologista, endocrinologista e ortopedista. A abordagem multidisciplinar ajudará na elaboração de um treino que se adeque às suas necessidades.

Roupa adequada: Siga as instruções de tempo e frequência e lembre-se de usar roupas confortáveis, que filtram o suor e oferecem sistema de proteção contra raios UV.

Tênis apropriado: Escolha um tênis que tenha um bom sistema de amortecimento e que seja confortável de acordo com o tempo e intensidade de caminhada.

Ritmo: Caso esteja iniciando agora a prática, comece em ritmo leve e observe como seu corpo reage ao exercício. Caso esteja tudo bem, aumente a intensidade aos poucos para que seu organismo vá se adaptando com o passar do tempo.

Hidratação: É de extrema importância manter o corpo hidratado. Carregue sua garrafa de água e vá bebendo aos poucos.

Alongamento: Faça alguns minutos de alongamentos nos braços e pernas. Isso ajuda na prevenção de lesões e dá mais disposição para que a atividade seja realizada com sucesso.

Alimentação: Para obter melhores efeitos da prática de caminhada, alie essa atividade a um programa completo de reeducação alimentar. O WW Vigilantes do Peso conta com uma equipe de profissionais que oferecem planos de bem-estar integral.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada, aproveita para continuar aqui em nosso site e ter acesso a soluções personalizadas que preparamos especialmente para te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!