Benefícios das Atividades Físicas: Como se Mexer Mais Ajuda Você a Manter a Saúde

Descubra de que forma a prática de exercícios vai fazer com que você sinta mais disposição e força

Descubra de que forma a prática de exercícios vai fazer com que você sinta mais disposição e força

 

A prática regular de exercícios é importante em qualquer fase da nossa vida. Não é à toa que, nos últimos anos, a quantidade de pessoas que fazem alguma atividade tem aumentado consideravelmente.

Um estudo realizado pelo Ministério da Saúde mostrou que, entre 2008 e 2019,  houve um crescimento de 24% no número adeptos ao exercício no Brasil. A mesma pesquisa revelou que, entre 2006 e 2017, a caminhada, modalidade mais praticada, aumentou em 194%.

Esses dados ajudam a entender que as pessoas conhecem, cada vez mais,  os benefícios das atividades físicas para nosso corpo e mente.

Selecionamos os mais importantes para compartilhar com você. Confira!

 

Benefícios das atividades físicas para o corpo

 

Muitas pessoas acreditam que os benefícios das atividades físicas se limitam a questões estéticas.

Isso faz com que os exercícios estejam diretamente relacionados ao emagrecimento e ganho de massa muscular.

No entanto, isso é apenas uma pequena parcela das suas vantagens.

A prática regular de atividade física é capaz de fortalecer o sistema imunológico e prevenir uma série de doenças.

Aliada a uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes, ela diminui os riscos de doenças cardíacas e hipertensão, fortalece os ossos e ajuda a controlar os índices de glicose no sangue, prevenindo o diabetes.

Os exercícios físicos  também melhoram a postura e a resistência muscular e fortalecem a coluna .

Quem pratica atividade física regularmente têm menos propensão a sofrer com cãibras e outras dores provenientes do sistema muscular.

A firmeza da pele e o fortalecimento de unhas e cabelos também estão entre os principais benefícios das atividades físicas.

Além disso, os exercícios promovem aumento da circulação sanguínea cerebral e auxiliam na memória. 

 

Benefícios das atividades físicas para a mente

 

Em nosso dia a dia, temos que lidar com um misto de emoções.

O estresse, assim como angústia, medo, excesso de preocupações, nervosismo, ansiedade e insatisfações tendem a surgir juntamente com desafios e as mudanças na nossa rotina.

Para equilibrá-los com emoções positivas, é importante cultivar o bem-estar e a saúde mental.

A prática de exercícios é uma grande aliada nesse processo e deve estar em harmonia com a boa alimentação, descanso e lazer. 

Um dos benefícios das atividades físicas está relacionado à sensação de bem-estar e relaxamento.

Quando nos exercitamos, nosso cérebro estimula a produção de endorfina, substância natural que reduz o estresse e a ansiedade e melhora o humor.

Além disso, sentimos o aumento da autoestima e melhor desempenho nos estudos e no trabalho.

A atividade física também auxilia na prevenção e tratamento da depressão e diminui o estresse e o cansaço. 

Com isso, a tendência é que a gente se sinta com mais disposição para desempenhar algumas atividades simples que antes poderiam ser um problema. 

 

Cuidados que devemos ter ao praticar exercícios

 

Antes de começar a praticar exercícios, é importante que você marque uma consulta com um médico.

O profissional apresentará  suas condições físicas por meio de avaliação clínica e exames laboratoriais e de imagem.

Com isso, ele verificará como estão seu funcionamento cardíaco, articulações, músculos, níveis de colesterol, glicemia, pressão arterial, entre outros elementos importantes.

Após a avaliação, o médico indicará as atividades mais apropriadas para o seu caso.

Lembre-se de que é importante contar com um profissional de educação física para te orientar e acompanhar durante os exercícios, principalmente se você optar por treinos funcionais ou atividades que demandam esforço considerável.

Quem não está acostumado em se exercitar, pode sentir alguma dificuldade no início.

Mas, isso não é motivo para desistência. Comece fazendo caminhadas leves ao ar livre por 20 minutos, entre 3 e 4 vezes por semana.

Aos poucos, vá aumentando o tempo e a frequência.

Quando estiver sentindo que pode avançar um pouco mais, comece a correr ou fazer outros tipos de exercícios aeróbicos, sempre sob orientação profissional e mediante liberação médica. 

Na hora da atividade, procure respirar corretamente e se desligar dos problemas do dia a dia. Coloque uma música que te inspira e motiva.

Entre dança, Ioga, Pilates, natação, corrida, lutas e uma série de exercícios, escolha aquele que você mais gosta.

Estipule metas que você poderá alcançar e adapte os horários dos exercícios à sua rotina.

Não esqueça de investir em um bom programa de reeducação alimentar, beber água e cultivar momentos de lazer e descontração com quem você ama. Afinal, praticar exercícios devem estar alinhados com mais melhorias à saúde do seu corpo e da sua mente. Só assim, os efeitos serão realmente positivos.

 

ww vigilantesdopeso
Matheus Motta

Nutricionista no Vigilantes do Peso. Com mais de 5 anos de experiência na área atuando em atendimento personalizado, ele é responsável por todo o conteúdo do programa sobre alimentação, saúde e bem-estar.