Banana engorda? Tudo o que você precisa saber sobre bananas.

Você sabe que as bananas são boas na teoria, mas já se perguntou por quê? Aqui estão todos os segredos.

Sejam amassadas ou no forno, a banana é uma das frutas mais versáteis e ricas em nutrientes. Por isso não é surpresa que também seja um dos alimentos favoritos dos Associados WW!

Informações nutricionais

Uma banana média tem 105 calorias, 27 g de carboidratos, 1 g de proteína, 1 g de gordura total, 0 g de gordura saturada, 3 g de fibra, 14 g de açúcar, 244 mg de potássio, 32 g de magnésio, 10,3 mg de vitamina C e 0,433 mg de vitamina B6.

As bananas são boas pra você?

As bananas são uma escolha excepcional quando se trata de adicionar alimentos mais nutritivos e saudáveis às suas refeições e lanches. Elas são ricas em nutrientes importantes como potássio, magnésio, fibra, vitamina C e B6. Embora nenhum alimento por si só possa melhorar ou piorar sua saúde, é sempre uma boa ideia adicionar frutas e vegetais à sua dieta.

Quais são os benefícios da banana para a saúde?

Comer mais frutas e vegetais é bom para sua saúde de muitas maneiras. Lembre-se: nenhum alimento é uma cura milagrosa ou tem o poder de apagar um pequeno “erro”, mas bananas são certamente uma escolha saudável. Devido ao seu perfil nutricional, as bananas podem desempenhar um papel na manutenção da saúde óssea, reduzindo o risco de doenças cardíacas, regulando a pressão arterial e aumentando a energia e a cognição.

Aqui estão alguns detalhes:

  • Saúde óssea

Geralmente as dietas que incluem maior ingestão de frutas e vegetais são consideradas benéficas para a manutenção da densidade mineral óssea. No caso das bananas em particular, é o seu teor de potássio e magnésio que nos interessa. As dietas ricas em potássio se mostraram eficazes na proteção contra a osteoporose, principalmente devido à capacidade do mineral de agir como um tampão para neutralizar os ácidos. O magnésio também está envolvido na construção óssea e o aumento de sua ingestão demonstrou melhorar a densidade mineral óssea.

  • Doença cardíaca

Tal como acontece com ossos saudáveis, hábitos alimentares ricos em vegetais e frutas estão associados a um menor risco de doenças cardíacas. Alguns dos principais minerais, nutrientes e antioxidantes encontrados nas bananas, como a vitamina C, também têm qualidades protetoras.

  • Pressão arterial

As bananas fornecem potássio e magnésio, os quais ajudam a regular a pressão arterial. Assim, uma dieta focada em hipertensão promove um aumento da ingestão de potássio e magnésio. A pressão arterial é um importante fator de risco que pode influenciar o desenvolvimento de um AVC, doença cardiovascular e insuficiência renal.

  • Energia e cognição

A fruta é considerada uma excelente fonte de vitamina B6. Essa vitamina desempenha um papel essencial na conversão dos alimentos que você ingere em energia que seu corpo pode usar para realizar uma variedade de funções diferentes, incluindo aquelas relacionadas aos neurotransmissores em seu cérebro. A vitamina C já foi mencionada antes, mas as qualidades protetoras desse antioxidante também podem ajudar a reduzir o risco de declínio cognitivo.

É normal comer uma banana todos os dias?

Uma banana por dia irá te colocar no caminho certo para atender às suas necessidades diárias de frutas e vegetais. Outro efeito positivo desse hábito saudável é que você irá ingerir mais potássio, magnésio e vitamina C - que estão entre os nutrientes menos consumidos em nossa dieta.

Banana engorda?

Se você está preocupado com o ganho de peso, as bananas não são culpadas potenciais. Cada fruta contém 100 calorias e menos de meio grama de gordura, o que a torna uma boa escolha. Dietas com grandes quantidades de frutas e vegetais estão associadas a um IMC mais baixo e um risco reduzido de doenças crônicas. E como elas são tão nutritivas quanto saborosas, não há problema nenhum em consumí-las.

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As bananas são boas para a minha saúde intestinal?

As bananas são uma boa fonte de fibra - o equivalente a 12% de sua necessidade diária. Isso significa que a fruta tem um papel definitivo na saúde do intestino, uma vez que as fibras incham as fezes e garantem um bom trânsito intestinal. Quando se trata de seu trato gastrointestinal, você provavelmente já ouviu falar em probióticos - também conhecidos como “bactérias boas para a sua saúde”. As bananas são ricas em probióticos e podem ajudar a proteger sua saúde gastrointestinal.

As bananas contêm muito açúcar?

Embora a banana média contenha cerca de 14 g de açúcar, ela também é carregada com muitas outras vitaminas, minerais e outros nutrientes importantes - incluindo fibras. Aqui estão as razões pelas quais as bananas não são o mesmo que um refrigerante, por exemplo: a fibra de uma banana ajuda a retardar a digestão e absorção de açúcar no sangue, o que promove a saciedade e permite a liberação de energia em comparação com fontes concentradas de açúcar, como suco ou outras bebidas açucaradas. Ou seja, comer mais frutas pode ajudar a reduzir os açúcares adicionados (como os encontrados em refrigerantes).

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E a casca da banana?

Você já deve ter ouvido por aí que as cascas da banana podem curar a insônia, tratar a depressão ou até mesmo reduzir o colesterol. Mas não há nenhuma evidência científica confiável para confirmar essas afirmações. Até agora, os benefícios das cascas de banana não foram testados em humanos - qualquer informação é apenas um palpite.

Comer uma casca de banana provavelmente não irá fazer mal a você, mas será que o sabor e a textura são realmente bons? Se o desperdício de comida for a sua preocupação, as cascas são facilmente compostáveis e ótimas para receitas de bolos.

Por fim, quando se trata de frutas e vegetais, quanto mais melhor. Não importa como você gosta de saborear as bananas, ela é um alimento completo e nutritivo!

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