Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Atleta animal
Deixe os exercícios mais divertidos na companhia do seu fiel companheiro de quatro patas.

Está procurando o parceiro ideal de atividades físicas?  Ao contrário do seu colega humano de caminhada ou da aula na academia, seu cachorro estará sempre disponível para alguns minutos de atividades físicas.

Depois de passar parte do dia farejando ou cochilando no sofá, seu animalzinho ficará muito feliz em dar uma volta com você. A maioria deles gosta (e precisa) das atividades físicas, que encaram como parte dos momentos de lazer diário.

Outra vantagem de se exercitar com seu cachorro é que, embora o passeio não seja um exercício formal, ele pode trazer diversos benefícios à sua saúde. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Missouri-Columbia mostrou que esse tipo de parceria pode estimular os donos a serem mais ativos. Os participantes da pesquisa caminharam com seus cães em dias e horários regulares durante um ano, aumentando a frequência gradativamente até alcançarem 20 minutos diários, cinco dias por semana. O resultado do estudo foi a observação da perda média de 7 kg por participante. 

Cãozinho adorado

É importante lembrar que seu cão também precisa ter boa forma física. De acordo com Grisha Stewart, treinadora registrada de animais domésticos, eleita a melhor treinadora de cães em 2006 pela revista CityDog, eles precisam de 45 minutos a 1 hora e meia de exercícios por dia, dependendo da raça. “É muito melhor para o cachorro correr ou caminhar com alguém do que apenas ficar pegando objetos. A corrida é a modalidade que mais pode acalmá-los”, explica Stewart. Não é só seu pet que sai ganhando com o ritmo mais acelerado da caminhada, “Quanto mais rápidos forem seus passos, melhores serão seus resultados no emagrecimento”, complementa a especialista.

A ideia de um cachorro em forma guiando um dono enxuto tem sido apoiada por diversas pesquisas.  Um estudo realizado pelo Northwestern Memorial Hospital's Wellness Institute, hospital localizado no noroeste dos Estados Unidos, mostrou que os obesos que tentaram emagrecer com seus cães – também com sobrepeso – eliminaram aproximadamente 6 kg em um ano e seus cachorros perderam 16% do peso inicial. A pesquisa mencionou que a combinação  companhia-incentivo-apoio foi fundamental para ajudar os donos a emagrecer.

“Os cães precisam se exercitar, você se compromete em ajudá-los e acaba criando um compromisso consigo mesmo”, diz Nancy Clark, treinadora e membro da Associação de Treinadores de Cães Domésticos (Association of Pet Dog Trainers). “É uma tarefa. Você precisa sair e fazer seu pet se mexer mais, assim se torna mais ativo também.”

Quase todas as raças podem ser boas companhias de caminhada, mas se quer incrementar sua rotina de exercícios, confira três sugestões de atividades com as indicações das raças que mais combinam com cada uma delas.

Corrida: Pastor Australiano

Este cão cheio de energia precisa de atividade física intensa para ficar em forma, então, a corrida é uma boa opção para vocês. Esta raça é fácil de ser treinada e foi criada para se sentir realizada quando tem uma tarefa a cumprir (como o pastoreio de gado), assim, vai adorar lhe fazer companhia na caminhada.

Outros cães de grande porte também precisam de muito exercício para se manterem saudáveis e, por isso, também são ótimos parceiros de corrida e passeios de patins. Os menores,  por sua vez, são geralmente mais indicados para caminhadas curtas.

Ao escolher uma raça que adora correr, você também deve gostar. “O principal pensamento dos donos deveria ser escolher um parceiro que gosta de fazer a mesma quantidade de exercícios que eles”, sugere Stewart. A especialista também recomenda usar coleira com peitoral para ter um controle melhor de seu cão enquanto correm. Outras opções de raças: Dálmata e Galgo Inglês.

Natação: Terra-nova

Com os pelos resistentes à umidade, patas palmadas (com as extremidades ligadas por uma membrana) e um instinto natural para o resgate na água, o gigante e peludo terra-nova é um ótimo parceiro para a natação. Seja qual for seu cão, certifique-se de que ele gosta de água e nunca o force a nadar— cada animal é diferente, mesmo aqueles considerados nadadores inatos podem não gostar de se jogar na água.

Para ter mais proteção, caso seu bichinho entre em pânico na água, compre um colete salva-vidas para ele. Essa peça de proteção parece com o modelo para os humanos e evita que se machuquem. Outras opções de raças: Labrador e Poodles.

Caminhada: Golden Retriever

A maioria dos cães adora caminhar ao livre, os da raça Golden Retriever, contudo, são os mais fáceis de levar para caminhar, enfrentam melhor os obstáculos e têm mais energia para manter o pique nos exercícios. Clark recomenda: "Dê preferência aos cães maiores, pois não precisam desgastar suas pernas curtas para tentar acompanha-lo”.

Nem todo mundo curte a companhia dos cachorros nas pistas, então, certifique-se de que o seu vai se comportar bem e leve-o sempre com a coleira. É sempre importante lembrar também que é obrigação do dono recolher e jogar fora os dejetos do seu atleta animal. Outras opções de raças: Doberman, Pinscher e Pastor-Alemão.