Bem-Estar

Assuma o controle de sua vida pós-câncer

A vida após o tratamento do câncer de mama é diferente. Veja como prosperar em sua nova realidade.

O choque de um diagnóstico de câncer de mama, seguido por dias estonteantes cheios de consultas médicas, procedimentos intermináveis, quimioterapia, radioterapia e cirurgias podem fazer mais do que balançar o seu mundo. Depois de sair do outro lado, você pode ficar se sentindo ansioso, inseguro, exausto e tão alterado mentalmente quanto fisicamente.

“Após o tratamento do câncer de mama, eu definitivamente experimentei estresse pós-traumático”, diz Melanie Young, autora de Getting Things Off My Chest: Um Guia do Sobrevivente para Ficar Sem Medo e Fabuloso Frente ao Câncer de Mama, que foi diagnosticada com câncer de mama em estágio 2A em 2009. “Eu não estava preparada para a profunda tristeza e sentimento de estar presa entre minha vida anterior ao câncer e meu futuro após o câncer.”

Sintomas de estresse pós-traumático após um diagnóstico de câncer de mama não são incomuns e são algo em que os pesquisadores estão cada vez mais focados, diz Susan David, PhD, psicóloga do corpo docente da Harvard Medical School e autora de Emotional Agility. “Existe o terror de seguir em frente e o terror de‘e se voltar?'”, diz ela. “É um alívio misturado com ansiedade e medo.”

Um estudo de 2011 com mais de 3.000 sobreviventes de câncer de mama dinamarqueses descobriu que um em cada cinco experimentou sintomas de estresse pós-traumático “severos” três meses após a cirurgia. E um estudo alemão de 2016 com 166 pacientes com câncer de mama descobriu que mais de 80% experimentaram algum nível de sintomas de estresse pós-traumático no início, com o número caindo para 57% um ano após o diagnóstico.

Então agora você está livre do câncer. Mas depois de passar tanto tempo com pouco ou nenhum controle sobre o que estava acontecendo em sua vida, como você recupera um senso de controle pós-tratamento? Como você constrói força psicológica e espiritual? Onde e como você pode encontrar novas fontes de inspiração no futuro? Que tipo de suporte você precisa? Na verdade, como você faz a transição de "sobreviver" para "prosperar?" Essas etapas podem ajudar.


Permita sentimentos

“Pode levar algum tempo, mas para desenvolver força psicológica, eu o encorajo a se apoiar em sua experiência e se dar compaixão e espaço para sentir verdadeiramente”, diz o Dr. David. Ela sugere reconhecer seus sentimentos (eles são normais!) E praticar deixá-los partir. É verdade que você não sabe o que o futuro trará, mas você é uma sobrevivente do câncer de mama e isso é algo para comemorar hoje. A plena atenção - o ato de estar presente no momento - pode ajudar, acrescenta o Dr. David. Focar no aqui e agora em vez de ruminar sobre o passado ou temer o futuro pode ajudar a manter as emoções negativas sob controle, mesmo que seja apenas por alguns minutos. E você pode construir sobre isso.

Escreva as coisas difíceis

Quer você use uma caneta ou teclado, o Dr. David diz que escrever sobre os aspectos traumáticos de uma experiência de câncer de mama costuma ser útil para lidar com a situação. “Aplicar palavras às emoções pode ser uma forma extremamente útil de lidar com o estresse, o trauma e o medo”, explica ela. Em Emotional Agility, David detalha anos de pesquisa sobre este assunto, mostrando um aumento no bem-estar físico e mental depois que as pessoas se engajaram na "escrita emocionalmente significativa". Mesmo meses depois de suas sessões de escrita, eles tiveram pressão arterial mais baixa, melhor função imunológica e menos consultas médicas.

Um estudo no British Journal of Health Psychology descobriu que os participantes que escreveram sobre seus traumas por apenas dois minutos por dia durante dois dias consecutivos relataram menos queixas de saúde quatro a seis semanas após a última sessão. “Você não precisa escrever suas memórias”, diz ela. “E ninguém mais tem que ler. Mas o poder de enfrentar honestamente a sua experiência e as emoções associadas a ela podem surpreendê-lo. ”

Desenvolva um mantra de poder

Com o diagnóstico e o tratamento já realizados, reserve um tempo agora para encontrar um mantra curto para dizer em voz alta todas as manhãs, assim que você acordar, diz Marisa C. Weiss, MD, diretora de divulgação da saúde da mama no Lankenau Medical Center perto da Filadélfia, chefe oficial médico da breastcancer.org e uma sobrevivente do câncer de mama. “Pode ser,‘ Graças a Deus, estou vivo ’ou‘ Estou feliz por estar vivo ’”, explica o Dr. Weiss. “Em seguida, diga:‘ Vou fazer o melhor que puder para ser o mais saudável que puder hoje’. Essas podem ser maneiras pequenas, mas significativas de mudar sua perspectiva e recuperar um senso de controle pós-tratamento.”

Comece a se mover

Existem poucas maneiras melhores de se recuperar mentalmente do câncer de mama do que iniciar ou reiniciar um estilo de vida ativo. “A atividade física pode ajudar com sentimentos de fadiga e tristeza, especialmente se você tem um amigo que quer fazer coisas com você”, diz Corinne Leach, PhD, MPH, MS, diretora de câncer e pesquisa de envelhecimento da American Cancer Society's Centro de Pesquisa Comportamental.

Dr. Weiss considera a atividade física muito valiosa para ser opcional. “Sua saúde depende de exercícios e também sua qualidade de vida”, observa ela. “Não apenas a saúde dos seios, mas também a saúde do coração e dos ossos, o sono e o humor.” Mesmo que seu corpo após o tratamento pareça diferente, saiba que existem tantas opções para atividades saudáveis, Dr. Weiss diz. Experimente para descobrir o que é bom: “Misture tudo, torne-o social e use os exercícios como uma forma de se conectar, algo que realmente ajudará se você se sentir desesperado ou ansioso”, diz ela.

Experimente a ioga

Adicionar movimentos de ioga a um programa regular de exercícios aeróbicos e treinamento de força pode ser particularmente benéfico para a saúde mental de sobreviventes do câncer de mama, de acordo com as diretrizes da American Cancer Society. Uma meta-análise de 10 estudos que exploram os benefícios potenciais da ioga para pacientes com câncer mostrou que os praticantes regulares de ioga experimentaram "melhorias significativamente maiores" nos sentimentos de ansiedade, depressão, angústia e estresse do que aqueles que usaram apenas grupos de apoio ou não fizeram nada. Mesmo que os estudos revisados ​​sejam pequenos e mais pesquisas sejam necessárias, os benefícios mais amplos da ioga para a saúde podem fazer com que essa atividade seja boa.

Esclareça o seu plano de cuidados

Para recuperar a sensação de controle sobre sua saúde daqui para frente, o conselho de Leach é descobrir o que está vindo em sua direção após o tratamento. Estar em contato com todos em sua equipe de suporte médico e compreender - em detalhes - o que esperar pode ajudar a prevenir surpresas estressantes. Uma lista parcial de itens a serem considerados: Consultas de acompanhamento com seu oncologista, cirurgião e outros profissionais de saúde; quaisquer verificações que precisem ser agendadas; o que você deve fazer em casa para monitorar seu progresso e saúde. Também ajuda a estar ciente de quaisquer potenciais “efeitos tardios” do tratamento do câncer. “Pode haver problemas cardíacos, fadiga extrema, linfedema (inchaço dos gânglios linfáticos na parte superior do braço) ou neuropatia (dormência e formigamento) que podem acontecer mais tarde”, diz o Dr. Leach. “Se você não está ciente de que isso pode ocorrer, esses sintomas podem ser preocupantes e podem levá-lo a se preocupar desnecessariamente com a recorrência.”

Conecte-se com outras pessoas

Às vezes, o que você mais precisa é um tempo de qualidade com outras pessoas, diz o Dr. Weiss. Uma opção pode ser juntar-se a um grupo de apoio de pessoas de pensamento semelhante que podem realmente se relacionar com o que você está passando nos dias, semanas e meses após o diagnóstico de câncer de mama. Ou você pode simplesmente continuar de onde parou com seu antigo grupo de caminhada ou clube do livro. Seu objetivo: explorar conexões humanas que inspiram e capacitam você.

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A exatidão deste artigo foi revisada em setembro de 2021 por Stephanie Fitzpatrick, PhD, Gerente Sênior do Programa Multicultural da WW. A WW Science Team é um grupo dedicado de especialistas que garantem que todas as nossas soluções sejam baseadas na melhor pesquisa possível.