Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.
Publicado 25 de Agosto, 2016

Aqueles dias...
Embora possam acontecer pequenas mudanças no seu metabolismo e alimentação durante o ciclo menstrual — mais a retenção de líquidos! —, saiba que isso não vai afetar o sucesso do seu emagrecimento.

Duas semanas antes da menstruação, a maioria das mulheres confessa que fica beliscando, come demais e ganha peso. Como a ciência explica esses sintomas e que impacto eles têm no emagrecimento?

Alimentação e metabolismo

Embora popularmente acredite-se que as mulheres passam por um período em que comem demais, pesquisas mostram que, ao longo do ciclo menstrual, as modificações na alimentação são mínimas. A maioria dos estudos sugere que são consumidas 100-200 calorias a mais nos dias que precedem a menstruação1,2, mas isso acaba sendo compensado pelo aumento do metabolismo (entre 5 e 10%)3, que acontece durante o mesmo período. Em outras palavras, o corpo tenta equilibrar o consumo e a queima de calorias. Dessa forma, se o seu peso costuma ser estável, você não vai notar variação.

Se, no entanto, você estiver seguindo um plano alimentar com redução calórica, é provável que perca mais peso (ainda que de forma quase imperceptível) devido ao aumento do metabolismo sem o consumo rotineiro de calorias. Por outro lado, pode ser que você sinta mais dificuldade em seguir seu plano alimentar porque sente mais fome.

Mania de beliscar

Embora muitas mulheres relatem que em alguns momentos do ciclo menstrual costumam beliscar mais, existem poucas evidências científicas que comprovem esse comportamento. Alguns estudos sugerem uma relação e revelam, em especial, a procura por doces ricos em carboidratos4,5. Esses estudos também mostram que isso normalmente acontece entre as mulheres que sofrem de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e que elas acabam tendo seus sintomas agravados6. Embora seja necessário um número maior de pesquisas para que possamos entender o hábito de “beliscar”, a boa notícia é que parece que isso não aumenta significativamente o consumo calórico ao ponto de levar ao aumento de peso.

Retenção de líquidos

A razão mais provável do aumento de peso é a retenção de líquidos. Embora esse sintoma seja comum, e particularmente desmotivante para quem está seguindo um plano alimentar planejado7, o ganho de peso normalmente é pequeno e temporário (ou seja, o peso ganho normalmente é eliminado durante a menstruação). Além disso, a retenção de água neste período pode ser reduzida por meio de pequenas modificações na alimentação, como a diminuição da ingestão de sódio e o aumento do consumo de líquidos. 

Conclusão: Você pode perceber variações na alimentação e no peso durante alguns períodos do ciclo menstrual, mas estudos sobre o assunto revelam que as mudanças são pequenas, temporárias e não afetam o emagrecimento.

Referências

1 Buffenstein R et al. Food intake and the menstrual cycle: a retrospective analysis, with implications for appetite research. Physiol Behav. 1995 Dec;58(6):1067-77.

2 Johnson WG et al. Energy regulation over the menstrual cycle. Physiol Behav. 1994 Sep;56(3):523-27.

3 Bisdee JT et l. Changes in energy expenditure during the menstrual cycle. Br J Nutr. 1989 Mar;61(2):187-99.

4 Dye L & Blundell JE. Menstrual cycle and appetite control: implications for weight regulation. Human Reprod. 1997 June;12(6):1142-51.

5 Bryant M et al. Modest changes in dietary intake across the menstrual cycle: implications for food intake research. Br J Nutr. 2006 Nov;96(5):888-94.

6 Both-Orthman et al. Menstrual cycle phase-related changes in appetite in patients with premenstrual syndrome and in control subjects. Am J Psychiatry. 1988 May;145(5):628-31.

7 Ross C, Coleman G & Stojanovska C. Prospectively reported symptom change across the menstrual cycle in users and non-users of oral contraceptives. J Psychosom Obstet Gynaecol. 2003 Mar;24(1):15-29.