Receitas

Aproveite os alimentos por completo

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.

Aprenda como usar o maior número de partes possíveis de uma fruta ou legume para preparar suas refeições, gastar menos e adicionar praticidade no seu dia a dia.

O aproveitamento integral dos alimentos é uma expressão utilizada para se referir ao uso máximo dos ingredientes em nossa alimentação. Muitas frutas e legumes têm partes descartadas que poderiam ser aproveitadas e que possuem tantas substâncias benéficas à saúde quanto as que estamos acostumados a comer. Cascas, talos e sementes de alguns alimentos são ricos em fibras e vitaminas e acabam indo parar no lixo, quando poderiam estar enriquecendo ainda mais os nossos pratos.

Confira como aproveitar tudo o que um alimento pode te oferecer:

Talos de brócolis e couve-flor podem ser utilizados para engrossar sopas e cremes ou em suflês de legumes. São ricos em fibras, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.

Procure comprar cenouras com folhas e as utilize refogadas em sopas ou picadas na salada. As folhas da cenoura também são fonte de vitamina A.

Torre as sementes de abóbora no forno e tempere com sal e ervas finas. Além de um aperitivo saboroso, são ricas em magnésio, zinco e fósforo.

Não retire a casca de frutas como a maçã, a pera e a uva. Elas são ricas em fibras, que aumentam a sensação de saciedade, fazendo com que você demore mais a sentir fome.

Utilize os talos do espinafre, agrião, manjericão e salsa para fazer um delicioso molho pesto para massas. Eles são ricos em vitamina C, que previne gripes e resfriados.

Utilize as folhas da couve-flor como se fossem espinafre: refogadas, em cremes ou recheios. As folhas são ricas em fibras e vitaminas.

Algumas vitaminas se dissolvem na água durante o cozimento dos legumes. Utilize essa água em sopas e caldos.

E lembre-se: lave muito bem as folhas, legumes e frutas que serão consumidos com casca. Sempre que possível procure por alimentos orgânicos, livres de agrotóxicos.