Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Aprendendo com tentativas anteriores
Mudar o comportamento é um processo, não um evento. Com o emagrecimento, essa mudança torna-se mais complexa porque há muitos comportamentos envolvidos.

Cada tentativa de emagrecer, indiferentemente do resultado, é uma oportunidade para identificar o que funciona e o que não funciona. Entender os comportamentos que encorajam a perda de peso pode ajudar a emagrecer com sucesso.1


Aprendendo com um modelo
Uma mudança de comportamento que já foi bastante estudada é a mudança com relação ao fumo. Pesquisadores analisaram fumantes interessados em parar com o cigarro e os fatores associados à sua motivação para isso. Eles descobriram que as intervenções para deixar o cigarro funcionavam melhor nos fumantes que tinham: um forte desejo de acabar com o vício, várias tentativas de deixar de fumar no passado, alta autoeficiência e/ou visitas a emergências de hospitais relacionadas com o cigarro.2

Para parar de fumar, tentativas passadas estão conectadas a uma alta disposição para mudança. Ao estudar como essa disposição pode afetar os fumantes, pesquisadores provaram que aqueles que pensaram mais na mudança são os que apresentam mais probabilidade de largar o cigarro.3

Preparando-se para emagrecer
Ao aplicar no emagrecimento as descobertas feitas pelas pesquisas sobre a mudança de comportamento em fumantes, revelou-se como é importante analisar o comportamento passado. Na avaliação do quanto as pessoas estão dispostas a fazer para emagrecer, pesquisadores classificaram as etapas de mudança como úteis. Estudos mostram que a aplicação desse modelo pode auxiliar na identificação de diversos fatores que afetam o comportamento para emagrecer.4

Sobre controle do peso, cada passo que possibilita aprender um comportamento pessoal que impacta o emagrecimento é valioso. Um estudo sobre um grupo de mulheres bem-sucedidas na manutenção do peso mostrou que elas desenvolveram habilidades que refletiam sua autodescoberta e consciência sobre comportamento pessoal.5 De forma geral, olhar as tentativas de emagrecimento pode ajudar a traçar um futuro com sucesso.


A proposta do Vigilantes do Peso

O Vigilantes do Peso tem informações úteis para quem quer aprender com suas tentativas de emagrecer. Muitos Associados emagreceram e conseguiram manter o novo peso com sucesso depois de seguir o programa do Vigilantes do Peso mais de uma vez. 



FONTES

1Kennett DJ, Ackerman M. Importance of learned resourcefulness to weight loss and early success during maintenance: preliminary evidence. Patient Educ Couns. 1995 May;25(2):197-203. 

2Boudreaux ED, Baumann BM, Friedman K, Ziedonis DM. Smoking stage of change and interest in an emergency department-based intervention. Acad Emrg Med. 2005 Mar;12(3): 211-18.

3Joseph A, Lexau B, Willenbring M, Nugent S, Nelson D. Factors associated with readiness to stop smoking among patients in treatment for alcohol use disorder. Am J Addict. 2004 Jul-Sep;13(4):405-17. 

4Kelly K. The behavior and psychology of weight management. JAAPA April 2004;17:29-32. 

5Berry D. An emerging model of behavior change in women maintaining weight loss. Nurs Sci Q. 2004 Jul;17(3):242-52.