Dicas E Artigos

Receitas

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Aprendendo com a experiência
Identifique quais hábitos o ajudam a avançar e quais o prejudicam

Se você já tentou perder peso outra(s) vez(es), já deve estar bem familiarizado com as dificuldades do processo. Reserve um tempo para avaliar os hábitos, comportamentos e posturas que o fizeram progredir e os que o atrapalharam: são importantes lições que podem ajudá-lo a se sair melhor hoje e a manter suas conquistas a longo prazo.


Aprender com a experiência significa...
•    Olhar para trás, extrair lições de seus esforços anteriores e aplicar essas lições ao que você vem fazendo hoje.
•    Enxergar seus "fracassos" como feedback, entendendo que serão de grande utilidade para você agora. Por exemplo, se você perceber que costumava pular refeições e assim acabava exagerando em momentos posteriores do dia, desta vez vai ter que planejar lanches equilibrados para não acumular tanta fome.
•    Perceber o que dá certo ou não com você, e fazer os devidos ajustes.
•    Aprender com a experiência também de outras pessoas: pergunte às Orientadoras ou a outros Associados o que funcionou com eles.

"Não existe fracasso. O que existe é feedback."
Muitas das pessoas que você encontra nas reuniões já tentaram emagrecer antes. Algumas batalhas elas ganharam, outras perderam, mas por alguma razão ainda têm um longo caminho pela frente. Nem todas, no entanto, souberam explorar positivamente suas experiências anteriores — boas ou ruins —, usando-as como alavanca para o sucesso hoje.


Aprender com o passado pode nos tornar mais capazes de tomar decisões melhores no presente. Hoje temos diante de nós a chance de reproduzir as estratégias que funcionaram e de nos manter alertas para as que deram errado.


Quando reconhecemos que toda experiência é válida, aprendemos a ver cada uma dentro de seu contexto. E, se aprendermos com nossos lapsos anteriores, podemos evitar cair nos mesmo erros.
Suas falhas anteriores passam a operar em seu favor.

Aprender com a experiência é proveitoso porque:


•    Compreender os hábitos e comportamentos que atuam como catalisadores do emagrecimento ajuda a criar a confiança necessária para que você tenha sucesso no controle do peso.*
•    Avaliar suas tentativas de emagrecimento anteriores para determinar o que funcionou e o que não funcionou é recolher informações úteis. Em suas mãos está, hoje, o poder de repetir triunfos passados e de evitar os comportamentos que a atrapalharam em seu caminho rumo ao sucesso.
•    Esse tipo de olhar sobre o passado lhe dá forças. Essas experiências não vão determinar sua forma de agir desta vez: pense nas tentativas anteriores como ensaios!
Cristiane, que perdeu 23 quilos, conta: "A maior parte das dietas que eu tentei antes eram apenas isso: dietas. Eram muito restritivas e provisórias. O Vigilantes do Peso é diferente."
Se você perceber que precisa aprender com a experiência...
Nas reuniões, você vai encontrar outros Associados discutindo questões e problemas que enfrentaram no passado e que hoje os têm ajudado. Inspire-se nessas histórias.
Algumas lições que Cristiane aprendeu:
•    "Controlar as porções sempre foi minha maior dificuldade; meu olho é maior que meu estômago. Mas hoje sei avaliar a quantidade certa de comida de que meu corpo precisa."
•    "Encontrei boas saídas para os platôs: variar o cardápio e a rotina de atividades físicas."
* Kennett DJ, Ackerman M. Importance of learned resourcefulness to weight loss and early success during maintenance: preliminary evidence. Patient Educ Couns. Maio de 1995; 25(2):197-203.