Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Amigos: uma influência de peso
Uma pesquisa analisou como os relacionamentos afetam o ganho de peso. Descobriu-se que a amizade é a relação que mais influencia o risco de desenvolver a obesidade.

A primeira investigação sobre esse assunto foi publicada no New England Journal of Medicine, em julho de 2007. O estudo analisou a maneira como as relações sociais influenciam o ganho de peso com base em um projeto¹ elaborado pelo Framigham Heart Study da Universidade de Boston. A pesquisa contou com 12.000 participantes. Durante 32 anos avaliou-se a ocorrência da obesidade entre amigos, cônjuges, irmãos e vizinhos.

Descobertas surpreendentes

Sabe-se que as chances de alcançar o sobrepeso aumentam entre os membros de uma família, provavelmente devido à combinação da convivência com o compartilhamento de genes. Da mesma forma, os cônjuges tendem a ganhar peso juntos. Contudo, a pesquisa em questão apontou que o círculo de amizades tem um efeito ainda maior sobre o ganho de peso.

Os pesquisadores descobriram também que essa influência sobre o peso está diretamente relacionada ao tipo de amizade. Por exemplo, as amizades mútuas e que envolvem grande proximidade aumentam o risco do desenvolvimento da obesidade em 171%, enquanto as amizades mais distantes elevam esse risco em apenas 57%. Esses resultados contrastam com o aumento desse risco entre irmãos (40%) e cônjuges (37%).  As amizades são influências tão fortes que o risco de obesidade pode aumentar até quando um amigo em comum ganha peso.

Observou-se ainda que as amizades entre pessoas do mesmo sexo influenciam mais o risco de desenvolver a obesidade do que aquelas entre homens e mulheres. O mais surpreendente foi, no entanto, a constatação de que a proximidade geográfica não faz diferença.

Embora o objetivo da pesquisa fosse analisar as relações entre o círculo de amizades e o ganho de peso, os pesquisadores constataram que o emagrecimento também é influenciado pelo círculo de amigos. Um estudo independente constatou que aqueles que tentaram perder peso junto com amigos e familiares alcançaram mais sucesso no emagrecimento e manutenção do peso saudável do que aqueles que aderiram sozinhos o mesmo programa de emagrecimento².

O Vigilantes do Peso promove a amizade

O programa do Vigilantes do Peso propõe um estilo de vida  mais saudável, a escolha inteligente de alimentos e a prática de atividades físicas. Mas não é só isso, o programa acredita e estimula a criação de um ambiente de apoio. Por meio das reuniões semanais, nossos Associados podem desfrutar dos benefícios de um novo círculo de amigos, no qual todos estão se empenhando para alcançar e manter o peso saudável. Além disso, eles compartilham os desafios superados e os sucessos alcançados no processo de emagrecimento.

Dessa forma, ao aderir o programa de emagrecimento do Vigilantes do Peso, seu grupo poderá contribuir para a sua perda de peso, aumentando suas chances de ter um emagrecimento de sucesso. Você também poderá ser uma influência saudável para seus amigos e familiares.

1 Christakis NA, Fowler JH. The spread of obesity in a large social network over 32 years. The New England Journal of Medicine. 2007 July; 357(4): 370-379.
2 Wing RR, Jeffery RW. Benefits of recruiting participants with friends and increasing social support for weight loss and maintenance. J Consult Clin Psychol. 1999 Feb; 67(1) 132-138.