Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Amar é... ajudá-lo a ter uma vida saudável
Existe uma linha tênue entre querer ajudar e ser ranzinza — e você não vai querer atravessá-la, não é mesmo? Siga as nossas dez dicas para ajudar seu parceiro a perder peso.

 1. Seja um modelo a ser seguido.

De acordo com um estudo publicado no The New England Journal of Medicine, a obesidade é “socialmente contagiosa”. O que a pesquisa não destacou é que a magreza também pode ser! Os pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade da Califórnia descobriram que somos influenciados pelo comportamento de quem está ao nosso redor. Por isso, se você passar a observar seu peso, seu companheiro fará o mesmo. Outros pesquisadores, das universidades de Duke e Yale, descobriram que as mudanças saudáveis que uma mulher faz em sua própria vida são suficientes para influenciar seu cônjuge.

2. Não sabote, apoie

Seu parceiro está reclamando da decisão de cortar os lanches noturnos? Não traga de volta o velho hábito para fazê-lo feliz. Em vez disso, diga o quanto ele está bonito ou, se ele estiver com fome, recomende lanches saudáveis, como a pipoca de micro-ondas ou uma fruta. O especialista em psicologia do emagrecimento Paul Lessack diz que 80% das mulheres cujos maridos estão fazendo um programa de emagrecimento sabotam o progresso do parceiro “carinhosamente”. Seu apoio será muito importante nos momentos de dificuldade do seu companheiro.

3. Procure saber como agir

“Normalmente, uma simples pergunta pode ser útil: ‘O que posso fazer pra ajudar você a levar uma vida mais saudável?’”, explica o psicólogo Joshua Klapow. “Perguntar ajuda a agir de acordo com o que o seu parceiro precisa e não com o que você acha que ele precisa.” Se você contribuir com informações sobre emagrecimento e atividades físicas, já será uma grande ajuda.

4. Elogie

Se notar mudanças de comportamento que indiquem que ele está na direção certa, comente. Se observar que ele reduziu o consumo de cerveja ou tem lido sobre saúde e emagrecimento na internet, elogie. O elogio ajuda a aumentar a autoestima e incentiva a mudança de hábitos.

5. Deixe claro que o ama

Dizer ao seu parceiro o quanto o ama e o apoia ajuda. Que tal sugerir atividades que possam fazer juntos? Não apenas o passeio com o cachorro ou de bicicleta no calçadão, mas também a compra de alimentos e o preparo das refeições para levar para o trabalho. Essa foi uma estratégia adotada pela nossa Associada Jill V.: "É divertido estarmos juntos. E Nelson passou a ser muito mais saudável", a esposa relata.

6. Fique de olho no tamanho das porções

A maioria das pessoas que come em excesso tem o hábito de “comer com os olhos”. A imagem de um prato grande cheio de comida é um desafio à sua força de vontade. Servir porções de tamanho razoável ao seu parceiro vai aumentar as chances de deixá-lo satisfeito, já que ele não vai ter por que se sentir tentado a comer mais.

7. Faça refeições caseiras

Você não vai economizar apenas dinheiro, mas também calorias. Cozinhar juntos pode ser uma experiência de interação divertida e, o que é ainda melhor, torna mais fácil controlar as porções e os ingredientes.

8. Faça mudanças simples em seu estilo de vida

Comece aos poucos, com uma caminhada de 10 minutos por dia, ou corte o sorvete depois do jantar. Isso criará expectativas e ajudará a manter o desejo de continuar na jornada.

9. Comemore os benefícios do seu emagrecimento

Hoje é mais comum perder peso por questões de saúde do que há 20 anos. Em vez de dizer à sua cara metade para não comer algo porque não vai conseguir emagrecer, experimente lembrá-lo de que você quer que ele seja saudável para que possa ter uma vida mais ativa com a família.