Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Alongue-se no trabalho
Esta tarde leve um pouco de vida para o seu escritório com os alongamentos a seguir.

Esta tarde leve um pouco de vida para o seu escritório com os alongamentos a seguir.

São 15 h, você sente os ombros tensos e os olhos pesados... Tudo o que mais queria era encontrar um cantinho confortável no escritório para tirar aquela soneca... Só que você tem que dar conta de um telefone que não para de tocar, de uma enxurrada de e-mails e de um relatório de despesas que o chefe acabou de pedir.

A maioria das pessoas encontra a energia de que precisa no meio da tarde devorando uma barra de chocolate ou ‘chutando o pau da barraca’ com um cappuccino duplo na cafeteria ao lado. Da próxima vez, que tal fazer um alongamento para se livrar da moleza que toma conta de você depois do almoço?

A seguir, você vai conhecer alguns exercícios para fazer a qualquer hora do dia, sempre que precisar de uma dose rápida de energia. Eles são adaptações de livros de Darrin Zeer, consultor especialista em ioga e relaxamento, e a maioria pode ser feita enquanto você trabalha – no tempo em que reinicia o computador depois que ele trava, entre duas chamadas telefônicas ou enquanto envia um fax. Não são mais uma tarefa para incluir no seu horário que já é tão corrido.

Relaxamento para a postura no computador:

• Sentado, entrelace os dedos por trás da cabeça. Relaxe os cotovelos e ombros. Respire e alongue puxando os cotovelos para trás.

Exercícios para aliviar a posição de digitação:

• Junte as mãos como se fosse rezar, movimente em todas as direções e alongue. 
• Feche os punhos com força. Depois, afaste os dedos e alongue. 
• Entrelace os dedos e gire as mãos.

Rolamentos para o pescoço:

• Deixe a cabeça cair para um dos lados. Faça movimentos circulares e depois troque o lado.

Alongamentos na cadeira:

• Sentado, entrelace os dedos por baixo de um dos joelhos. Puxe a perna para cima, levando a testa até o joelho. Troque a perna.
• Cruze a perna esquerda por cima da direita. Coloque a mão ou o cotovelo no joelho oposto. Devagar, vire o corpo para a esquerda e olhe para trás. Inverta as pernas e vire para o outro lado.

Arqueamento da região lombar:

• Apóie as mãos na sua mesa ou balcão e recue. Afaste os pés até a largura dos ombros. Deixe cair o tronco, relaxando a cabeça e o pescoço.

Zeer também chama a atenção para a importância da respiração ao longo do dia de  trabalho. "Com todo o estresse, prendemos a respiração literalmente o dia inteiro”, explica. “Respirando fundo, você relaxa o corpo e relaxa a mente instantaneamente.