Alimentação

Alimentos Ricos em Potássio: Banana e mais 10

Aquela força que a gente precisa... Veja os alimentos ricos em potássio que você pode inserir em sua alimentação diária

A banana é uma das frutas mais consumidas no país. Não é à toa que, de acordo com a Embrapa, no Brasil, são produzidas mais de 7,3 milhões de toneladas em 503 mil hectares distribuídos por diferentes regiões.

A fruta é um dos alimentos mais ricos em potássio - mineral que, entre outras funções, ajuda a regular os fluidos do corpo. A seguir, conheça mais sobre esse nutriente e descubra quais são suas principais fontes.

O que é o potássio e como ele atua no organismo?

O potássio é um sal mineral que, aliado à uma rotina alimentar saudável, promove o bom funcionamento do organismo. Ele beneficia a saúde cardiovascular, auxilia na circulação sanguínea e na estabilização da pressão arterial.

O mineral também melhora o tônus muscular e previne cãibras. É por isso que ele é bastante consumido por atletas e praticantes de atividade física. Os alimentos ricos em potássio ainda contribuem para a atividade do sistema neurológico.

Quando a quantidade desse nutriente é escassa, sentimos fadiga, dificuldade de concentração, apatia, confusão mental e tonturas. Outros sintomas, como falta de apetite, insuficiência cardíaca e cãibras também indicam a falta de potássio.

O mineral pode ser encontrado com facilidade em diversos alimentos, mas existem alguns que se destacam por conter significativas quantidades do nutriente. A seguir, você conhecerá quais são eles.

1.Banana

A quantidade de potássio em 100 g de banana é de 396 mg. A fruta ainda possui vitaminas B e C, cálcio, cobre, ferro, magnésio e manganês. Por ser rica em carboidratos, ela é uma ótima fonte de energia.

A banana ajuda a regular o intestino, por conta da boa quantidade de fibras. Ela também evita cãibras, reduz a pressão arterial, melhora o humor, fortalece o sistema imunológico e ajuda a controlar o colesterol.

Conteúdo relacionado: Bolo de banana sem glúten e sem açúcar

2.Abacate

Uma porção de 100 g de abacate contém 602 mg de potássio. A fruta é uma ótima fonte de proteínas, vitaminas A, C, E, K e B, cálcio, ferro e fósforo. Além disso, ela é rica em ômega-3, antioxidante que auxilia no controle do colesterol.

Por promover energia, o abacate ajuda a melhorar o rendimento do treino. Ele também auxilia na prevenção de doenças cardíacas, no fortalecimento do sistema imunológico e na hidratação e firmeza de pele, unhas e cabelos.

Conteúdo relacionado: Brownie de abacate

3. Semente de abóbora

A semente de abóbora é um dos alimentos ricos em potássio que podem ser encontrados facilmente em feiras e supermercados. Uma porção de 100 g conta com 802 mg do mineral. Altamente nutritiva, ela ainda possui betacaroteno, fibras, ômega-3, vitaminas A, B, C e E, cálcio, ferro, triptofano, magnésio e fósforo.

Entre os benefícios para a saúde, a semente de abóbora ajuda a aumentar a sensação de bem-estar, combatendo o estresse excessivo. Ela também favorece o trânsito intestinal, combate a anemia e controla a pressão arterial.

Conteúdo relacionado: Sopa bisque de abóbora

4. Batata-doce

Uma porção de 100g de batata-doce tem 350 mg de potássio. Esse alimento também possui betacaroteno, carboidratos, fibras, vitaminas A, B, C, E e K, cálcio, ferro, fósforo, sódio, betacaroteno, flavonoides e compostos fenólicos.

A batata-doce previne o envelhecimento precoce, melhora a pele e auxilia na prevenção de doenças oculares. Além disso, ela melhora o trânsito intestinal, ajuda a regular o metabolismo, fortalece o sistema imunológico e melhora a saúde do coração.

Conteúdo relacionado: Coxinha de batata-doce com frango

5. Beterraba

A beterraba tem 350 mg de potássio por porção de 100g. Ela ainda possui outros nutrientes, carboidratos, betacaroteno, proteínas, vitaminas A, B e C, cálcio, ferro, fósforo, manganês, sódio e zinco.

Sua raiz diminui a pressão alta, relaxa os vasos sanguíneos, fortalece o sistema imunológico e combate a anemia. Ela mantém a saúde muscular, protege o sistema nervoso, controla o colesterol, melhora a saúde do coração, olhos, pulmões e fígado.

Conteúdo relacionado: Salada de beterraba tostada com pistache e gorgonzola

6. Folhas de coloração verde escura

As folhas de beterraba, acelga, brócolis, couve e espinafre contêm ótimos níveis de potássio. Elas também são ricas em fibras, proteínas, vitaminas A, B, C, E e K. Uma porção de 100 gramas de folhas de beterraba, por exemplo, tem 850 mg de potássio.

Esses vegetais ajudam na coagulação do sangue, de modo a evitar hemorragias. Eles são também grandes aliados no processo de cicatrização e na reposição de nutrientes dos ossos, além de ajudarem na prevenção de doenças do coração.

Conteúdo relacionado: Salada de rúcula com morangos

7. Frutas secas

As frutas secas, como a uva passa, damasco e tâmara, também são alimentos ricos em potássio. Elas possuem antioxidantes, fibras, vitaminas A,B e K, cálcio, ferro, magnésio e selênio. A uva passa, por exemplo, tem 758 mg do mineral por 100g.

Esses alimentos ricos em potássio estimulam o funcionamento do intestino, melhoram a saúde dos ossos, ajudam a reduzir o estresse oxidativo e previnem a anemia. Eles também protegem a saúde do coração e regulam os níveis de colesterol e triglicerídeos.

Conteúdos relacionados: Torta de maçã com frutas secas

8. Iogurte

Uma porção de 100g de iogurte desnatado tem 234 mg de potássio. Ele é uma ótima fonte de vitaminas A, B e E, fósforo, cálcio, magnésio, ferro e zinco. Além disso, o iogurte é considerado probiótico, já que contém bactérias vivas, como os Lactobacillus.

Ele ajuda a melhorar a saúde do sistema digestivo, previne a osteoporose e melhora a flora bacteriana intestinal. O iogurte evita gases, contribui para a recuperação de fraturas, auxilia na saúde dos dentes e melhora o sistema cognitivo.

Conteúdo relacionado: As melhores receitas com iogurte

9. Amendoim

O amendoim é uma oleaginosa da mesma família das castanhas, nozes e avelãs. Ele é rico em ômega 3, vitaminas B e E, zinco, ácido fólico e magnésio. Uma porção de 100g contém 630mg de potássio.

O alimento auxilia na saúde do coração, previne a aterosclerose e o envelhecimento precoce. E mais: ajuda na saúde muscular, fornece energia para o organismo, melhora o humor e previne a anemia.

Conteúdo relacionado: Barrinhas de cereais caseiras

10. Sardinha

A sardinha - assim como o atum, o linguado e o salmão - é uma ótima fonte de potássio. Ela é rica em fósforo e contém outros nutrientes importantes, como ômega-3, cálcio, ferro e vitamina B12. Uma porção de 100 gramas do peixe contém 397 mg do mineral.

Esse alimento auxilia na formação de ossos e dentes, melhora o sistema nervoso e estimula o bom funcionamento dos músculos. A sardinha também previne hipotireoidismo e problemas nos rins, além da deficiência de vitamina D.

Conteúdo relacionado: Sardinha assada com limão e pimenta

11. Queijo cottage

Uma porção de 100g de cottage possui 384 mg de potássio. Esse alimento derivado do leite também é uma ótima fonte de cálcio, proteínas e fósforo. Além de saboroso, ele contribui para o bom funcionamento do organismo em diversos aspectos.

Ele fortalece a saúde dos ossos, dentes e músculos. Por conter quantidades significativas de vitaminas do complexo B, o queijo cottage auxilia também no bom funcionamento do sistema nervoso. Seu baixo teor de colesterol é ótimo aliado de uma refeição saudável.

Conteúdo relacionado: Abobrinhas grelhadas com cottage temperado

Você conhecia todos esses alimentos ricos em potássio? Faça parte do programa de reeducação alimentar do WW Vigilantes do Peso e descubra como preparar receitas deliciosas e saudáveis e aproveitar melhor esse nutriente.

Programa ‘do meu jeito’

O novo programa do WW Vigilantes do Peso, o 'do meu jeito', é baseado nos PontosSmart, que direcionam o Associado para um padrão de alimentação saudável - sem restrições.

O sistema de contagem de pontos reúne o que há de mais atual na ciência e prioriza alimentos com menos açúcar e gordura saturada e mais proteínas.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!