Alimentação
Alimentos ricos em colágeno: conheça os principais que podem estar na sua alimentação
Publicado 9 de Fevereiro, 2022

O colágeno ajuda a evitar o envelhecimento precoce, aparecimento de rugas e estrias e ainda mantém a saúde da nossa pele por mais tempo

O colágeno é bem importante para nossas articulações e cartilagens. Além de favorecer o retardo do envelhecimento e promover mais saúde à nossa pele, ele nos ajuda a evitar rugas, estrias e celulites.

Veja a seguir quais são os alimentos ricos em colágeno para você consumir no seu dia a dia e aproveitar todos os benefícios dessa proteína.

O que é colágeno

O colágeno é uma proteína fabricada naturalmente pelo organismo. Ele contribui para a elasticidade e resistência da pele, para a saúde das unhas e cabelos e constitui as fibras que sustentam os tecidos do corpo.

Cada atividade desta proteína é estabelecida por diferentes tipos. O colágeno tipo I, por exemplo, faz parte da constituição dos tendões e do tecido conjuntivo frouxo e denso, os do tipo X, XI e XII, por sua vez, participam da formação da cartilagem.

Veja abaixo quais são os principais benefícios dessa proteína em nosso organismo:

Evita rugas e estrias

O colágeno é uma das proteínas mais abundantes em nosso corpo. Ele é responsável por sustentar as nossas células, isso significa que ele ajuda a formar as cartilagens, os ligamentos, os ossos, os tendões e até a pele.

Quando há uma deficiência dessa proteína, o corpo apresenta problemas nas áreas onde ela atua, causando inflamação nas juntas, rugas e até estrias. Por isso, comer alimentos ricos em colágeno é muito indicado nesses casos.

Retarda o envelhecimento da pele

A elastina dá elasticidade aos tecidos. Ela aparece principalmente nos pulmões, em grandes vasos sanguíneos, ligamentos e na pele. A elastina vai se unir às fibras do colágeno e, com isso, evitar o envelhecimento.

Mesmo assim, esse processo se intensifica naturalmente após os 30 anos. Nessa idade começa a atuar uma enzima que degrada essas proteínas. Assim, torna-se mais importante consumir alimentos ricos nesses nutrientes.

Pele saudável por mais tempo

O colágeno, por ajudar na elasticidade e resistência dos tecidos, deixa a pele saudável por mais tempo também. Vitaminas, como a A, B e C, são benéficas para o nosso corpo e, aliadas a essa proteína, seus efeitos duram mais.

Alimentos que ajudam na produção de colágeno

Veja abaixo alguns alimentos que têm colágeno na sua composição e são indispensáveis no seu cardápio:

Aveia
bowl com aveia, frutas e cereais

Além de ser rica em cobre, a aveia também tem diversas proteínas. Esse alimento é rico em antioxidantes que evitam o envelhecimento e vitaminas necessárias para a saúde do nosso corpo.

Abacate
abacate

O abacate é rico em vitaminas A, C, D e E. Ele ajuda na produção de colágeno e elastina e ainda permite que essas proteínas vivam saudáveis por mais tempo.

Gengibre
bowl com alimentos pastosos cercado por raízes de gengibre cortadas e descascadas

Com um alto teor de vitamina C, ele ajuda na produção do colágeno e da elastina. Também é rico em outros minerais, como magnésio, zinco e selênio, que retardam o envelhecimento.

Carnes
carne vermelha fatiada em um prato

As carnes são muito benéficas para a pele por causa da sua alta concentração de proteínas. Os peixes merecem uma atenção especial no nosso cardápio. Isso porque eles possuem vitaminas A, D e E e são ricos em ômega 3.

Frango
vários pedaços de frango empanado

Muitos suplementos de colágeno têm o frango como sua fonte de aminoácidos. Então esse alimento é um dos mais indicados para produzir essa proteína.

Clara de ovo

A clara de ovo é uma fonte rica de prolina, um dos ingredientes importantes na produção do colágeno. Então, o consumo desse alimento é muito benéfico para o seu corpo.

Frutas cítricas e tropicais
dois copos com frutas cítricas, como laranja, limão e kiwi

A vitamina C ajuda a produzir colágeno e é abundante em frutas como limão e laranja. Manga, kiwi, abacaxi, goiaba e acerola são as frutas tropicais mais indicadas para melhorar a qualidade dessa proteína criada pelo corpo.

Feijão e lentilha + arroz
dois bowls com lentilha e outros grãos e alimentos saudáveis

O feijão tem aminoácidos necessários para a produção do colágeno, além de ser rico em cobre. A lentilha também é rica em proteínas e a combinação desses dois ingredientes com o arroz faz a refeição ficar bem completa.

Semente de linhaça

A semente de linhaça é uma poderosa fonte de ômega 3, que ajuda na elasticidade da pele. Ela também é fonte de tiamina, manganês e magnésio, substâncias importantes para o nosso organismo.

Oleaginosas

Castanhas, nozes e amêndoas contêm zinco e cobre, ambos nutrientes usados na síntese do colágeno. Então comê-las no café da manhã ou da tarde fazem muito bem para a saúde, além de restaurarem as nossas energias.

Agora que você já sabe quais são os alimentos ricos em colágeno, pode inseri-los no seu dia a dia sem se preocupar.

Gostou desse artigo? No blog do WW Vigilantes do Peso, você encontra várias dicas para melhorar sua saúde e cuidar do corpo, além de receitas saudáveis e super deliciosas. Vale a pena conferir!

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!