Alimentação

Alimentos com pouca gordura saturada: conheça os principais e o que fazer com eles

Entenda de que forma é possível manter uma rotina alimentar saudável fazendo escolhas mais assertivas dos ingredientes que vão para seu prato

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o número de mortes causadas por doenças cardiovasculares cresceu 31% em 2020. O consumo de alimentos nocivos ao coração, o estresse e o sedentarismo estão entre os responsáveis por esse quadro.

Não é à toa que a ingestão de alimentos com pouca gordura saturada tem sido tema de debates e pesquisas científicas e gerado controvérsias. Afinal, eles são ou não bons para nossa saúde? Leia as informações a seguir e descubra.

O que é gordura saturada?

A gordura saturada é um macronutriente que está presente em carnes vermelhas, produtos lácteos e manteiga. Esse tipo de gordura tende a ser sólida em temperatura ambiente.

Seu consumo excessivo está relacionado com o aumento do colesterol ruim, LDL - associado com o risco de doenças cardiovasculares.

Qual é a diferença entre gordura saturada e gordura insaturada?

A principal diferença entre a gordura saturada e gordura insaturada está relacionada à composição química e aos efeitos que cada uma promove no organismo. Como já dissemos, a gordura saturada pode elevar os níveis de LDL.

Esse é um fator que não deve ser ignorado, principalmente por quem tem histórico ou predisposição genética para doenças do coração.

O ideal, como também já dissemos, é focar nos alimentos com pouca gordura saturada para evitar prejuízos à saúde. De qualquer forma, não deixe de consultar seu médico a respeito do que pode ser ingerido e evitado.

No caso da gordura insaturada, a maioria é de origem vegetal e está presente nos óleos de milho, soja, algodão, girassol, canola, azeite de oliva, entre outros. Esse tipo de gordura também é encontrado em nozes, peixes, linhaça, soja, entre outros alimentos.

Um de seus benefícios é a diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim. Além disso, elas contribuem para a elevação do HDL, auxiliam na manutenção celular e no desenvolvimento cerebral.

Como consumir a quantidade ideal de gorduras no dia a dia?

Como você percebeu, existem várias opções de alimentos com pouca gordura saturada ou com gordura insaturada. A quantidade ideal de consumo depende de uma série de fatores.

O ideal é que você conheça as necessidades do seu corpo na hora de elaborar o cardápio. O primeiro passo é consultar-se com um médico especializado e realizar os exames para avaliar os níveis de colesterol e as funções cardíacas.

De acordo com o resultado, o profissional orientará a respeito do que você pode incluir em seu prato. Vale mencionar que a reeducação alimentar é sempre bem-vinda, independentemente do seu perfil ou objetivos.

Ela faz parte de uma série de hábitos saudáveis que abrangem a ingestão de alimentos ricos em nutrientes, prática de exercícios, lazer e, claro, descanso. O melhor de tudo é que, diferente das dietas milagrosas, o foco está em você e naquilo que você gosta.

O WW Vigilantes do Peso pode te ajudar a criar uma rotina cheia de saúde e disposição. Disponibilizamos planos personalizados, considerando que você é uma pessoa única e valorizando suas escolhas.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!