Dicas E Artigos

Alimente-se com consciência

Confira dicas simples sobre como focar na sua refeição e ajudar no sucesso do seu processo de emagrecimento.

A ideia de se alimentar com consciência parece um luxo: saborear cada garfada, sentindo o aroma do alimento, observando sua cor e forma. Na primeira mordida, deliciar-se com o sabor, a temperatura e a textura. O alimento é macio ou crocante? Salgado ou doce? Picante ou suave? Observe como ele muda conforme você mastiga lenta e cuidadosamente. Repouse o garfo no prato a cada garfada e respire profundamente enquanto verifica os sinais de que seu corpo está satisfeito ou não. Comer é um prazer e você nutriu seu corpo em completa harmonia com o universo.

Parece incrível, não? Mas também muito trabalhoso. É difícil tornar cada mordida uma experiência extraordinária, especialmente quando a vida real fica no caminho. Existem os e-mails a serem enviados, contas a pagar, seus filhos para levar e buscar. Às vezes, uma refeição tem que ser apenas uma refeição.

Pesquisas mostram que a chamada alimentação consciente pode ser útil quando se está tentando emagrecer. Ela ajuda você a comer mais lentamente, o que pode levá-lo a ingerir menos calorias, já que dá a seu corpo tempo para sinalizar ao cérebro que você já está satisfeito. Um estudo recente descobriu que nossa percepção ou "memória" daquilo que comemos determina o quão saciados nos sentimos depois, não importa o quanto nós efetivamente consumimos. Quantos de nós já comeram em frente ao computador ou enquanto assistiam à televisão e se perguntaram "Já acabou"?

Como equilibrar alimentação e falta de tempo

O desafio é adaptar a alimentação consciente ao nosso cotidiano. Muitas vezes nos enganamos sobre o quão ocupados estamos; afinal, demora apenas 15 minutos para realmente desfrutarmos de uma refeição.

O segredo é se concentrar no próprio alimento e não se deixar levar por pensamentos ou pelo que está acontecendo à sua volta. Feche os olhos e respire fundo uma ou duas vezes para desacelerar. Você pode fazer isso no banco de um parque, em uma reunião ou mesmo enquanto estiver no carro (estacionado) durante um dia de tráfego intenso. Tente parar em um lugar onde você terá menos distrações.

Além disso, aproveite ao máximo seus momentos. Esteja consciente de quanto tempo tem para comer e, se tiver apenas dez minutos, considere a possibilidade de dividir seu almoço em duas etapas. Nos casos em que isso não é possível, pelo menos reconheça que você não irá se alimentar com consciência. Esteja ciente de que você está comendo com pressa. Essa também é uma lição preciosa.

Com o passar do tempo, você vai ser capaz de compreender o quão melhor se sentirá ao se alimentar com consciência e ficará mais inspirado para tornar essa sua prioridade.

Aplique dicas práticas no dia a dia

Que tal apenas sair um pouco da sua mesa de trabalho? As pessoas gostam que os outros pensem que elas estão tão atarefadas que sequer conseguem fazer uma pausa, mas você vai ganhar muito mais comendo com outra pessoa do que sentado navegando na internet ou vendo o post de alguém nas redes sociais. 

Transforme suas refeições em momentos de relaxamento e diversão. É você quem estabelece o ambiente físico certo para apoiar suas metas de emagrecimento. Mantenha o lixo fora de casa, passe reto pelos biscoitos na sala de conferência, evite os buffets de comida à quilo. Seu ambiente emocional também conta! Pessoas comem mais rápido quando estão estressadas ou chateadas. Por isso, não comece discussões polêmicas no momento de comer; deixe os assuntos delicados para depois do jantar.

Bon appetit!