Alimentação

Alimentação noturna

Em dúvida do que comer à noite para garantir uma boa noite de sono? Veja as melhores opções.

Dormir bem é essencial para o organismo se recuperar e se preparar para o próximo dia. A falta de sono pode levar a vários problemas, como perda de memória, envelhecimento precoce e diminuição do vigor físico, já que muitas funções são realizadas pelo nosso corpo enquanto dormimos. É durante o sono que o cérebro fixa as memórias e aprendizados do dia, os músculos se recuperam de lesões ou das atividades exercidas e produzimos alguns hormônios.

A alimentação é uma grande aliada da famosa ‘boa noite de sono'. Vários alimentos possuem uma substância essencial para a sensação de bem-estar e relaxamento: o triptofano. Ele auxilia o organismo a produzir um hormônio chamado serotonina, que tem o poder de melhorar o humor. Por outro lado, alimentos estimulantes, como os que contém altas doses de cafeína, podem prejudicar o sono.

Incluir ou retirar esses alimentos do seu dia a dia, pode influenciar bastante a qualidade do seu sono. Confira abaixo os aliados e os inimigos da sua noite:

Leite e iogurtes desnatados, queijo branco, banana e nozes são alimentos ricos em triptofano.

Pães, biscoitos e massas integrais têm papel importante na regulação do sono, já que uma dieta pobre em carboidratos pode levar a alterações de humor.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B - como a B1, que favorece o processo de recuperação do organismo, e a B6, importante para regular os padrões de humor e o sono - devem sempre ser ingeridos: atum, espinafre, lentilha, cenoura e arroz integral são alguns exemplos.

Alimentos fonte de ácido fólico são essenciais para a manutenção dos neurônios, células cerebrais que são reparadas durante o sono. Folhas verdes escuras, como a couve, o espinafre e o brócolis, são fontes importantes.

Bebidas quentes são boas aliadas no processo de relaxamento à noite. Prefira os chás calmantes, como camomila, maracujá ou erva-cidreira antes de dormir.

× Evite refeições muito gordurosas durante a noite. Elas demoram a ser digeridas pelo organismo, fazendo com o que o processo de descanso e recuperação não seja o ideal. Prefira sempre opções leves antes de dormir.

× Alimentos estimulantes, como chocolate, café, guaraná, mate e chá preto, além dos refrigerantes e bebidas alcoólicas, podem prejudicar o sono.

× Não levante de madrugada para comer. O ideal é realizar a sua última refeição até 1h antes de ir para a cama. Uma refeição leve saudável, com alimentos integrais e vegetais é uma boa opção caso ainda sinta fome após o jantar. Assim você ficará saciado e não levantará no meio da noite para “assaltar a geladeira”.

× Realizar atividades relaxantes antes de dormir, como ler um livro ou ouvir música, também é essencial para garantir uma boa noite de sono. Evite dormir com a TV ligada ou utilizar o celular ou computador na cama.