Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

Água pra quê?
A água é um nutriente essencial e necessário a muitas funções do corpo.

Muitas “afirmações” foram feitas sobre os seus benefícios, especialmente que beber oito copos ou mais por dia previne dores de cabeça, melhora a aparência, remove as “toxinas” e libera gordura do corpo, entre outros.   

Um artigo publicado por Negoianu e Goldfarb na edição de Junho de 2008 da revista American Society for Nephrology1, porém, questiona a validade científica dessas afirmações. 

Por que tomar oito copos por dia

Embora o consumo de oito copos de líquido por dia seja recomendado mundialmente, Negoianu e Goldfarb chamam atenção para um estudo realizado em 2002, que concluiu que a origem dessa recomendação continuava desconhecida². O estudo sugere que a recomendação pode ter surgido de uma publicação de 1974, que recomendava que adultos bebessem de seis a oito copos de líquido diariamente. Os autores dessa publicação, porém, não deram nenhuma razão científica que comprovasse a orientação.

Os benefícios da água

Negoianu e Goldfarb dizem ainda que não há evidências que comprovem benefícios como a redução das dores de cabeça, melhora da pele, remoção de toxinas e redução dos riscos de doenças, frequentemente ligados ao consumo de muita água. Na verdade, estudos específicos para avaliar essas afirmações simplesmente não foram realizados. Apesar de ser verdade que a desidratação pode piorar problemas de pele ou causar dores de cabeça, não há nenhuma pesquisa segura que prove que beber além do estado de hidratação, previna ou cure esses problemas. Alguns estudos descobriram que beber bastante água ajuda os rins a liberar sódio. A retenção de sódio durante um longo período pode aumentar as chances de desenvolver hipertensão. Porém, precisa-se de mais pesquisas para provar se essas descobertas são significativas.

Outra crença popular é de que a água ajuda na perda de peso proporcionando saciedade e diminuindo o consumo de comida. Mais uma vez, não há evidências científicas que comprovem essa crença. Em um estudo controlado que avaliou o assunto, foi provado que beber água não reduz o apetite, mas comer alimentos que possuem alta quantidade de água aumenta a sensação de saciedade e diminui a quantidade de calorias ingeridas.³ Também se argumenta que beber água pode ser uma técnica de comportamento que ajuda a manter o peso e é uma boa alternativa para bebidas calóricas.

Conclusão

Apesar de as afirmações sobre beber oito copos ou mais de água não terem bases científicas, beber líquido suficiente para prevenir a desidratação é fundamental. Isso significa repor a água perdida todos os dias pela urina, suor, respiração e outras funções do corpo. A perda de água é maior em climas mais quentes, durante exercícios de alta intensidade, em altas altitudes e entre pessoas de mais idade. Para a maioria das pessoas, essa perda pode ser compensada com o consumo de pelo menos seis copos de líquido por dia, que é a quantidade que o Vigilantes do Peso recomenda nas Orientações Saudáveis. 

Fontes:
1 Negoianu D, Goldfarb S. Just add water. J Am Soc Nephrol. 2008 Jun;19(6):1041-3.

2 Valtin H: “Drink at least eight glasses of water a day.” Really? Is there scientific evidence for “8 x 8”? Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 283: R993–R1004, 2002.

3 Rolls BJ, Bell EA, Thorwart ML. Water incorporated into a food but not served with a food decreases energy intake in lean women. Am J Clin Nutr. 1999 Oct;70(4):448-55.