Dicas E Artigos

A verdade sobre o açúcar

A cintura dos brasileiros continua a crescer. Será o açúcar um dos maiores culpados?

Só porque um alimento é light ou diet não significa necessariamente que seja recomendável incluí-lo na sua alimentação. Muitos desses produtos têm quase a mesma quantidade de calorias que os regulares; e são as calorias que vão somando quilinhos e mais quilinhos.

A indústria alimentícia se vale de diversos tipos de carboidratos - incluindo o açúcar - como substituto das gorduras e é aí que as calorias começam a se multiplicar. Com 15 calorias por cada colher de chá, o açúcar não é exatamente um alimento para consumo livre. Ele não traz consigo vitaminas, minerais, proteínas nem fibras, apenas calorias vazias, que não dão a sensação de saciedade.

Qual é o limite?

Uma única latinha de refrigerante comum possui de 9 a 13 colheres de chá de açúcar. Isso já é mais do que o limite de ingestão diária recomendado. O segredo para qualquer dieta é a moderação: saboreie um docinho de vez em quando, ao invés de todo santo dia. Sua saúde vai agradecer.

Açúcar não é tudo igual

Assim como as gorduras, os açúcares não são todos iguais. É importante distinguir entre os alimentos que contêm açúcares naturais, com valor nutricional (por exemplo: frutas e leite), e aqueles que passam pelo nada benéfico processo de adição artificial de açúcar.

Preste bastante atenção às informações nutricionais presentes na embalagem, para ver qual posição o açúcar ocupa na lista de ingredientes. Se estiver entre os primeiros citados, é porque foi usado em grande quantidade. Mantenha-se atento também a certos sósias do açúcar, como xarope de milho, açúcar mascavo, mel, maltodextrina, sacarose e dextrose.

Por fim, comece a repensar sua relação com o açúcar. A mesma regra que vale para as gorduras aplica-se também a ele: tudo bem consumir, desde que em pequenas quantidades. Encontre alternativas, como as que listamos a seguir, e inclua-as no seu dia a dia.

  • Refrigerantes: prefira os diet / zero / light.
  • Biscoitos de chocolate: substitua por morangos com calda de chocolate.
  • Cereal matinal de milho: opte pelos que não são cobertos de açúcar.
  • Achocolatado: da próxima vez, experimente essência de baunilha com seu leite.
  • Suco de caixinha: substitua pelo chá gelado light.

E deixe o chocolate para aquele momento em que estiver precisando de uma guloseima bem pecaminosa!