A melhor maneira de traçar objetivos

Estabelecer metas e seguir em busca delas está ligado ao aumento da felicidade. Mas qual a melhor forma de fazer isso?

Seu jeito de estabelecer objetivos pode influenciar a probabilidade de você alcançá-los. Se planejou algo com antecedência, concentre-se em mudar o seu comportamento e definir metas menores ao longo do caminho.

Veja a seguir três erros comuns de definição de metas para não repetir.

1. Ser vago

Você precisa ser capaz de medir seus progressos e ser preciso ao contornar situações. Se não comeu vegetais hoje, seu ‘plano de contenção’ amanhã não pode ser simplesmente ‘comer de um jeito mais saudável’, mas sim ‘almoçar uma salada e comer uma fruta de sobremesa’. Defina suas ações para não deixar brechas. Um objetivo mais específico vai ajudar na rotina e reduzir sua ansiedade em relação aos resultados – você já saberá o que esperar.

2. Metas impossíveis

Claro que você pode sonhar. Mas correr atrás de um grande objetivo pode ser muito desgastante. Se você tem muito peso a perder, defina uma série de metas menores ao longo do caminho. Isso vai te dar mais fôlego e motivar.

3. Tentar controlar tudo

Você não pode controlar o peso que perderá semanalmente. Isso depende da sua alimentação e atividade física, mas também do funcionamento do seu organismo. Mas o que você pode controlar é sua frequência de caminhadas e o café da manhã saudável diário. Não planeje perder 1kg por semana, mas sim sua rotina. E acompanhe os resultados; eles irão aparecer, não se preocupe.

Guia inteligente de definição de metas

  • Seja específico - Ao invés de "eu vou fazer mais exercícios esta semana", diga "vou andar 30 minutos por dia, cinco dias por semana".
     
  • Torne-o mensurável - Certifique-se de medir seu objetivo. Monitore as refeições, controle os horários e o tempo das atividades físicas, reserve na agenda um tempo para relaxar como se fosse uma reunião inadiável. E conte sempre com a ajuda do app. 
     
  • Certifique-se de que é viável - Um objetivo precisa se encaixar na sua vida real. Não planeje acordar cedo demais se tiver que trabalhar até tarde no dia anterior.
     
  • Recompense-se - Cada pequeno objetivo alcançado merece uma comemoração. E ela precisa ser algo que seja significativo para você: uma massagem ou aquele par de sapatos que você está de olho, por exemplo.