Dicas E Artigos

A importância de ser grato

Como criar o hábito de dizer ‘obrigado’ pode impactar positivamente sua vida e sua jornada.

Gratidão — reconhecimento por um benefício recebido; agradecimento, dar provas de gratidão. Ação de reconhecer ou de prestar reconhecimento a alguém por algo bom; obrigado. 

 

A definição dos dicionários ajuda a entender o significado de ser grato; mas, você sabe como isso pode impactar positivamente sua vida? Pesquisadores da universidade americana de  Indiana concluíram recentemente que ser grato pelas pequenas coisas pode causar grandes mudanças, inclusive cerebrais!

 

Ainda há muito o que aprender sobre os efeitos desse sentimento, mas já é possível afirmar que ele torna seu dia a dia mais positivo. Isso, por si só, já aumenta as chances de sucesso da sua jornada e torna momentos de felicidade mais propícios.

 

Benefícios

 

Agradecer por suas vitórias – sejam elas pequenas ou grandes – reforça suas conquistas e valoriza sua história. Isso te dá ainda mais forças para seguir no caminho certo e atingir a meta final.

 

Pessoas que se sentem gratas também sofrem menos de estresse e ansiedade. É possível também observar uma melhora no sono e, em alguns casos, maior agilidade na recuperação de doenças e lesões. Sua saúde agradece.

 

Dicas

 

Não é tão difícil dizer ‘obrigado’. Siga alguns desses truques e os resultados começarão a aparecer.

 

1. Reclame menos

Focar no que no que não está dando certo e repetir diversas vezes o sentimento de frustração deixa você mais fragilizado e menos motivado. Isso pode abrir as portas do seu sistema imunológico e atrair mais problemas desagradáveis. As palavras têm poder, fique ligado no que você fala constantemente para si mesmo.

 

2. Aprenda com os desafios

Tropeçar no meio do caminho e tomar decisões equivocadas são algumas atitudes comuns. Ao invés de desanimar, comece a aprender com situações difíceis. Permanecer com o pensamento positivo vai te ajudar a superar os obstáculos e, de repente, até agradecer por eles.

 

3. Pratique a gratidão

Todos os dias, tire um tempo para pensar em três razões para agradecer. Podem ser grandes acontecimentos ou detalhes da sua rotina: ganhar um elogio do seu chefe, ouvir aquela música favorita no rádio, receber a ajuda de um estranho, ter um tempinho a mais com os filhos... Todos esses momentos são incríveis e devem ser valorizados!

 

4. Demonstrar empatia

Colocar-se no lugar do outro e refletir sobre como você se sentiria em situações diversas vai te ajudar a entender as atitudes das pessoas a sua volta. Desse jeito, você pode ser grato pelas decisões de outras pessoas em relação a você e apoiar mais quem você gosta. Ofereça um abraço a um amigo, pense na sua família como um presente diário!