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A importância de descansar

Dormir bem e descansar o suficiente é essencial para o seu bem-estar, físico e mental. E também pode te ajudar a gerenciar seu peso.

Alimentar-se de forma saudável e fazer atividades físicas: esses comportamentos com certeza são importantes para a sua jornada. Mas, fazer do seu sono uma prioridade também é muito importante!

 

Os benefícios de uma boa noite de sono

Para começar bem, você pode gerar melhora na sua atenção, concentração e humor. E, até mesmo, fortalecer o seu sistema imunológico.

Indo além, pessoas que dormem bem são menos propensas a exagerar na comida. Estima-se que a privação de sono em adultos aumenta sua ingestão de calorias em aproximadamente 385 por dia. Você também pode ficar menos disposto a praticar esportes e mais suscetível a ganhar peso ou desenvolver obesidade.

 

Crie um santuário

Use seus cinco sentidos para criar um ambiente acolhedor e aconchegante, com essas sugestões da Fundação Nacional do Sono (EUA).

 

Tato: Cerifique-se de que seu colchão e travesseiros são confortáveis.
 

Visão: Quanto mais escuro, melhor. Experimente cortinas grossas ou do tipo blackout e até mesmo máscaras para dormir. Mantenha os aparelhos eletrônico que emitem luz (TV, computadores, tablets e celulares) fora do quarto ou desligados.


Audição: Um quarto silencioso é, obviamente, melhor. Janelas antirruído, ventiladores ou protetores auriculares podem ajudar. Escolha também um alarme suave - experimente sons de pássaros cantando ou um efeito gradual de iluminação para imitar as sensações de um amanhecer natural. 


Olfato: Troque a roupa de cama regularmente e mantenha a comida fora do quarto. Uma fragrância que pode te ajudar a dormir melhor é a lavanda, que possui efeito calmante.


Paladar: Evite comer pouco tempo antes de ir para a cama e também o excesso de álcool e a cafeína.