Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

A discrição é aliada do emagrecimento
Saiba como comer em restaurantes sem mostrar que segue um programa de emagrecimento

Precisa de ideias para lidar com bufês de restaurantes? Quer mais sugestões criativas de lanches? A doutora Leslie Fink, editora especialista em nutrição, responde às dúvidas dos Associados sobre alimentação, nutrição e emagrecimento.

Associado: Quero fazer pedidos especiais quando estiver jantando fora sem que ninguém perceba que estou seguindo um programa de emagrecimento. Você poderia me ajudar?

Nutricionista: Isso é mais fácil do que você imagina. Experimente as estratégias a seguir:

1. Durante o planejamento do jantar, sugira um tipo de restaurante que ofereça opções saudáveis, como lagosta cozida com suco de limão fresco, comida chinesa cozida no vapor com molho de alho como acompanhamento, saladas (como prato principal) com temperos e molhos variados para acompanhar. Procure o cardápio on-line no site do restaurante ou ligue antes para verificar se a recepcionista pode lhe enviar por fax ou e-mail. Assim, você poderá se planejar antecipadamente e analisar que pratos cabem na sua Cota Diária de ProPontos.

2. Diga ao garçom o que você quer diretamente, assim não precisará escolher os itens um por um, consultando o cardápio. Experimente fazer o pedido da seguinte forma: “Eu gostaria de comer um peixe cozido. Vocês servem algo desse tipo?”

3. Elogie os pratos que lhe interessar e depois pergunte mais detalhes sobre os que gostou mais. Dessa forma, você saberá os ingredientes que compõem o prato sem ser tão direto. Use frases como: “Esse petisco parece delicioso, eu adoro cebola. Como ele é feito aqui?”

4. Tenha uma resposta pronta para os comentários sobre seus pedidos especiais. Repita seu texto de forma otimista e positiva, em vez de ficar na defensiva. Diga algo como: “Minhas calças estão mais largas e estou com mais disposição do que nunca”.

5. É importante lembrar que a atitude é tudo. Fique orgulhoso de seu sucesso e mantenha o foco nos benefícios à saúde que seu emagrecimento e alimentação saudável estão lhe promovendo. Se estiver confiante sobre seus atos, pode receber mais apoio das pessoas ao seu redor.

6. Saiba que as pessoas fazem pedidos especiais por causa de alergias, problemas de saúde e de peso e até por simples questões de sabor. Além disso, esse tipo de pedido se torna cada vez mais frequente conforme as pessoas ficam mais conscientes sobre a saúde.

7. Quando os pedidos são feitos com educação, a boa vontade dos atendentes dos restaurantes é surpreendente. Não se sinta desencorajado, se um estabelecimento pequeno (e no horário de pico) não puder promover mudanças radicais no menu. Para resolver esse dilema, peça mudanças simples como um sanduíche sem queijo, uma omelete apenas de claras de ovos ou uma salada com o molho à parte.