Dicas E Artigos

Outubro Rosa

Alimentação na prevenção do câncer

A chave para uma alimentação saudável são as boas escolhas e a diversificação dos alimentos. Alguns nutrientes são importantes para a defesa do nosso organismo. Os antioxidantes são um grupo de várias substâncias, vitaminas e minerais que possuem a capacidade de neutralizar os radicais livres que, por sua vez, podem causar danos às células e facilitar o desenvolvimento de doenças como o câncer. Todos os tipos de antioxidantes são defensores das nossas células e, por isso, muito importantes para a nossa saúde. Confira alguns dos antioxidantes e suas principais fontes:

Selênio: castanha-do-pará, frutos do mar, carnes de aves, carnes vermelhas, aveia e arroz integral. O solo de cultivo dos alimentos vegetais e que servem de pasto também deve ser rico no nutriente.

Zinco: é representado em sua maioria por proteínas de origem animal como ostra, frutos do mar em geral e carnes vermelhas. Apesar disso, existem vegetais importantes como as sementes de abóbora, os feijões e lentilhas, nozes e cereais integrais.

Vitamina C: frutas cítricas (acerola e laranja, por exemplo), brócolis e pimentão vermelho.

Vitamina E: nos destaques do reino vegetal estão óleos vegetais, as oleaginosas e o abacate. Nos alimentos de origem animal, os principais são a gema de ovo e fígado.

Carotenóides: sua presença é reconhecida em alimentos amarelos e alaranjados como tucumã, buriti, mamão, manga, abóbora e pimentão amarelo.

Flavonóides: chá preto, chá verde, uva e cebola são fontes importantes.