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9 dicas de lanches para viagens

Vai pegar a estrada? Leve seus alimentos saudáveis prediletos na mala e siga sem precisar recorrer às opções pouco saudáveis.

Os feriados prolongados são sinônimos de viagens para a praia, campo, cidades do interior e outros destinos comuns desse tipo de ocasião. Chegar ao destino costuma ser 50% da diversão, a menos que você esteja preocupado com quais serão as opções saudáveis que terá no percurso.

Viajando sozinho, com seu(sua) parceiro(a) ou com as crianças, não importa! Nossas dicas de lanches foram criadas para facilitar o preparo e, o mais importante, para afastar você das lanchonetes fast-food.

Para as viagens solitárias

Dirigir sozinho pode ser uma experiência renovadora, especialmente com as janelas abertas, seus cabelos voando e sua música favorita tocando. Para não estragar o momento, leve esses lanches fáceis de pegar na bolsa.

1. Tomates-cereja: tomates em miniatura, quando estão maduros, são ótima opção. É um item portátil, você pode levar na bolsa para qualquer lugar.

2. Frutinhas: coloque amoras, morangos, framboesas ou outra mistura de frutas de sua preferência em um pote plástico. Esse lanche pode sujar o carro, por isso é recomendado levar guardanapos no porta-luvas e comer durante uma parada.

3. Pipoca: se você comprar um saco de pipoca pronta light ou fizer sua própria pipoca em casa sem manteiga, terá um lanche delicioso e prático.

Para passeios em grupo

Pode ser um desafio viajar com seus amigos, pois é comum aproveitar o tempo no carro comendo lanches e guloseimas sem prestar atenção nas quantidades consumidas. Estratégia de sucesso: em um isopor ou bolsa térmica, leve seus alimentos favoritos em porções divididas; assim não se sentirá tentado a comer o que seus colegas comprarem pelo caminho. Aproveite as paradas para comer no banco do carona, em vez de ficar ao volante, para ter mais espaço e saborear melhor o alimento. Se imprevistos ou pequenos lapsos ocorrerem, não tem problema! O importante é ver o lado positivo da situação e curtir a boa companhia.

4. Pipoca, salpicada com queijo parmesão ou pimenta do reino. É uma ótima substituta dos biscoitos salgados de pacote.

5. Iogurte com cereais ou granola. Assim, você terá uma dose consistente de cálcio e, embora pareça mais complicado de consumir no carro, é possível usar o porta-copos.

6. Biscoito integral com queijo magro. Guarde-os em potes plásticos divididos em porções para facilitar na hora de comer.

Para curtir em família

Você pode preparar esses lanches em grandes quantidades e dividir com todos os seus familiares. As crianças vão adorar e não será preciso ficar parando toda hora.

7. Mini sanduíches de pão sírio. Homus é rico em proteína e pode ajudar a controlar a fome até você chegar ao destino final. Prepare deliciosos sanduíches passando um pouco de homus no pão sírio pequeno e acrescente cenoura ralada ou fatias de pepino para dar um toque crocante. São opções perfeitas de lanches portáteis que seus filhos vão adorar!

8. Cookies integrais. Biscoitos feitos com farinha integral e grãos vêm em diversas opções de sabores, com poucos ProPontos e são uma opção para satisfazer seu desejo por doces.

9. Milho verde cozido. Rico em fibras e minerais e fácil de fazer. Cozinhe espigas de milho (aproveite para usar o seu pote de cozimento à vapor do Vigilantes do Peso), parta em pedaços pequenos e coloque em um pote plástico.