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8 dicas para se exercitar com a família
As altas temperaturas podem impactar seus objetivos de perda de peso. Aproveite o melhor da estação do sol e continue se empenhando na prática de exercícios.

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Um dos obstáculos mais comuns de se exercitar nessa época do ano é o calor intenso. Logo após sairmos dos ambientes refrigerados, já estamos suando, o que pode ser um grande desafio para quem deseja intensificar a prática de exercícios e suar ainda mais. Por outro lado, o verão pode ajudar a ser mais ativo. Coloque em prática pelo menos uma das táticas das quatro estratégias para continuar motivado e se mexendo mais quando os termômetros marcarem as mais altas temperaturas e revitalize sua rotina.

1. Coloque a mão na massa, ou melhor, na água. Se ainda não se exercita regularmente, uma dica é experimentar atividades na água, como as aulas de hidroginástica, de natação ou criar seus próprios movimentos enquanto se refresca na piscina. Se na sua academia não tiver piscina, explore outras opções, como os parques aquáticos e as praias menos movimentadas nos finais de semana. Está inseguro sobre ter que vestir uma roupa de banho? Ou pior, não tem uma peça? Tire o positivo do negativo não deixando esse tipo de pensamento afastá-lo de um treino refrescante. Você ainda pode encontrar bons preços (e, provavelmente, com desconto) de roupas apropriadas em lojas de artigos esportivos, físicas ou on-line, lembrando-se de dar preferência a itens de acordo com seu estilo. E acredite, pessoas das várias faixas etárias e classes sociais têm o hábito de se exercitar na água, o que significa a oportunidade de conhecer gente nova.

2. Aproveite as horas a mais de sol de manhã. Experimente acordar com o nascer do sol e tente se exercitar antes da temperatura aumentar de verdade. Programe o despertador para os primeiros raios de sol, pelo menos dois dias da próxima semana e vá caminhar ou correr a céu aberto. Colocar os exercícios em primeiro lugar em sua lista de tarefas diárias evita que você deixe de ser mais ativo por causa do cansaço ou outros compromissos. (Se  a sua disposição não combina com os exercícios matinais, organiza-se para se exercitar a noite, o importante é se mexer mais!)

3. Faça alguns serviços domésticos no quintal de sua casa. Fazer jardinagem, limpar o quintal e organizar contam como atividades físicas sim! Reserve uma ou duas horas em sua agenda podar as plantas, cortar a grama ou limpar o chão. Se você tiver um espaço apropriado, a dica é montar uma pequena horta caseira, plantando alguns legumes e verduras, como a beterraba, espinafre, alface e cenoura. Mexer com a terra é uma atividade que pode queimar muitas calorias. Apenas se lembre de usar protetor solar e se manter hidratado. Para os que vão se mexer mais cuidando da garagem, a dica é limpar cada armário, caixa de ferramenta e peça da melhor maneira possível.

4. Reconecte-se a sua criança interior. Lembre-se de todas as suas brincadeiras e jogos que costumava participar no verão durante sua infância e escolha pelo menos duas para praticar nos próximos dias. Uma boa estratégia é reunir seus filhos ou outras crianças (da família ou da vizinhança) e se divertir com os pequenos enquanto gera ProPontos Ativos. Vale jogar queimado, pular corda e brincar de amarelinha, por exemplo. Se preferir, podem montar um time de futebol e jogarem aquela pelada na rua, ou ainda, brincarem de pique-pega ou pique-escode. Mexa-se mais de forma prazerosa!

Para monitorar seu desempenho nas atividades físicas com sua família neste verão, crie sua lista de atividades inspirando-se nos exemplos a seguir e vá registrando suas aventuras e desafios.
5. Encontre uma piscina e mexa-se mais na água

6. Planeje um ou mais exercícios para fazer nas primeiras horas do dia

7. Cuide de seu jardim (ou garagem)

8. Volte a ser criança e seja mais ativo enquanto se diverte