Dicas E Artigos

7 dicas para incrementar o peito de frango

Algumas sugestões saborosas para sair da mesmice de forma rápida e fácil.

O peito de frango é a carne perfeita para os atarefados. Seu descongelamento é rápido e o cozimento mais rápido ainda. Então prepare-se para novas ideias! Incremente seu repertório culinário com estas sugestões e inove no próximo jantar.

1. Ao forno

Arrume os peitos de frango em uma assadeira forrada com papel-alumínio ou papel-manteiga. Cubra com tomates-cereja em metades, funcho fatiado e rodelas de limão. Ou com folhas de mostarda fatiadas, palitos de abobrinha, tomilho e um pouco de suco de maçã. Leve ao forno e asse a 220ºC por cerca de 20 minutos.

2. Combinação de temperos

Em um processador ou moedor, faça uma combinação de alecrim, salsinha, orégano e raspas de limão. Ou você pode misturar cominho, páprica, chili em pó, orégano e uma pitada de pimenta-caiena.

Passe os peitos de frango na mistura escolhida, massageie a carne e leve à geladeira por algumas horas (entre 4 e 12). Depois é só assar por cerca de 20 minutos em forno médio-alto.

3. Bifes fininhos

Envolva os peitos de frango em papel filme e, com a ajuda de uma panela pesada ou um rolo de macarrão, vá batendo até deixá-los com uma espessura de aproximadamente 1 centímetro. Por cima, espalhe uma mistura de espinafre cozido e picado, endro e mostarda Dijon ou rúcula picada com tomates em cubos e alecrim.

Prepare um refratário com óleo spray. Enrole os bifinhos de frango de forma a deixar a mistura como recheio e coloque-os com a ponta para baixo, para não abrirem. Leve ao forno a 220ºC por cerca de 30 minutos. Durante esse tempo, jogue por cima, duas vezes, um pouco de suco de cranberry ou suco de laranja.

4. Salteado chinês

Corte os peitos de frango em tirinhas. Unte uma frigideira grande com óleo em spray. Em fogo alto, jogue um pouco de alho, gengibre ralado e cebolinha. Acrescente as tirinhas de frango, um toque de vermute e um pouco de molho shoyu light; salteie por dois minutos. Acrescente também cenoura em rodelas finas, brócolis ou agrião; continue a refogar até o frango estar completamente cozido.

5. Com molho pronto

Corte os peitos de frango em cubos grandes e, em uma caçarola, misture ao molho de tomate de sua preferência. Cozinhe em fogo médio por 10 minutos, ou até o frango estar totalmente cozido. Sirva sobre alguma massa ou arroz integral.

6. No vapor

Corte o peito de frango em tirinhas e cozinhe no vapor, junto com seus legumes preferidos e alguma erva aromática. Para um toque asiático, experimente usar também ervilhas-tortas, cogumelos shiitake e capim-limão esmagado (mas retire o capim-limão antes de servir).

7. Espetinhos

Corte os peitos de frango em pedaços. Antes de montar, os espetos de madeira devem ficar mergulhados em água por 20 minutos. Intercale com os legumes de sua preferência: cebola, pimentão, abobrinha. Leve à grelha ou ao forno por cerca de 20 minutos, regando ocasionalmente com suco de maçã.

Dicas de preparo:

  • Não fique espetando com o garfo. Durante o cozimento, use uma pinça de cozinha ou uma espátula para virar os peitos de frango. Quando a carne é perfurada, acaba perdendo seu suco natural.
  • Coloque sal apenas depois de pronto. O sal absorve a umidade da carne. Salgue apenas o prato pronto, logo antes de servir.
  • Deixe descansar. Depois do cozimento, deixe os peitos de frango em temperatura ambiente por cinco minutos, para que os sucos naturais sejam reincorporados à carne.