Atividades Físicas

7 dicas fitness de Inverno

Mantenha-se no caminho certo com estratégias para se mexer muito nessa estação.

Permanecer ativo durante os meses mais frios é uma das melhores coisas que você pode fazer. Temos um grande número de benefícios no exercício, como a melhoria da saúde cardíaca e um menor risco de doenças crônicas. Infelizmente, muitos deles começam a desaparecer se não continuarmos a treinar, por isso, manter a rotina no inverno é essencial.

E não precisa ser difícil! Aqui estão sete estratégias simples para experimentar.

1. Esportes em equipe

Se você deseja experimentar algum esporte coletivo, essa é sua oportunidade. Encontre o que te agrada mais e pode ser praticado em um local fechado ou coberto. Assim você está menos exposto aos elementos naturais – chuva, vento, frio -, que costumam virar as desculpas mais comuns para fugir da atividade física.

2. Aposte na variedade

Se você está lutando para sair de casa para as caminhadas que você amava no verão, não se force, tente algo diferente. No inverno, você pode sentir a necessidade de mudar a seleção de exercícios para torná-los mais convenientes e agradáveis. Mude a rotina a cada temporada, ou então o que um dia já foi desafiante pode se tornar muito fácil e chato.

Troque a caminhada da manhã por uma aula de boxe na hora do almoço. Ou o mergulho ao ar livre por um circuito de musculação. Isso vai ajudá-lo também a usar músculos diferentes.

3. Ao ar livre

Exercitar-se em espaços abertos tem suas vantagens no inverno. Clima ameno, sol mais fraco, menos transpiração. Andar ou correr durante sua pausa para o almoço passa a ser convidativo. Um “exercício verde" pode ser o impulso que você precisa.

4. Recrute um amigo

Se o tempo frio é a sua fraqueza, o desânimo vai dar lugar à animação quando você ligar para um amigo e combinar alguma atividade que os dois adoram. Faça do exercício parte da sua vida social!

5. Aqueça

Fazer um aquecimento antes de iniciar os exercícios é ainda mais importante no inverno. O tempo frio pode nos tornar um pouco mais suscetíveis às tensões musculares. O melhor tipo de aquecimento é dinâmico, que se concentra em um acúmulo gradual de velocidade e intensidade.

6. Encontre sua motivação

A motivação pode secar rapidamente nesta época do ano, então dê a si mesmo um forte incentivo para continuar. Tente encontrar algo que fale com você em um nível mais profundo e emocional. "Eu quero estar apto o suficiente para jogar futebol com a minha filha" ou "Eu adoraria fazer uma caminhada no mesmo ritmo dos meus amigos" podem ser boas razões.

7. Mantenha-se hidratado

Pode estar mais fresco, mas você ainda transpira durante os treinos. Por isso leve sempre uma garrafa de água com você. Isso vai fazê-lo se sentir melhor. Cuidar da pele também é essencial. Não é privilégio do sol queimar; o ar frio também tem seus impactos. Use sempre protetor solar.