Dicas E Artigos

7 benefícios de andar de bicicleta

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis!

Se você ainda não é um apaixonado por pedalar, não faltam razões para começar hoje mesmo!

A atividade física regular é um dos nossos pilares. Além de ajudar na perda de peso, fazer exercícios traz benefícios mil à saúde e bem-estar. E não é à toa que o ciclismo é uma das modalidades incentivadas por nós. Pedalar é tão gostoso que, se você tentar uma vez, não vai mais querer parar.

Mas não é só isso! Veja mais sete motivos para pegar sua bicicleta e sair por aí.

Controle de peso

Apesar de óbvio, esse benefício precisa ser o primeiro da lista. O ciclismo é uma forma confortável de fazer exercícios e aumenta a taxa metabólica, assim construindo músculos e queimando gordura corporal. Combine a atividade com seu plano alimentar saudável e reduza calorias e medidas.

Diabetes e doenças cardiovasculares

Pedalar pode contribuir para que os níveis de açúcar no sangue se mantenham estáveis. Dessa forma, o risco de desenvolvimento de diabetes é reduzido. Além disso, o ciclismo ajuda a estimular e melhorar a circulação e a saúde dos pulmões e coração. Assim, doenças cardiovasculares – como derrame, pressão alta e ataque cardíaco – são prevenidas.

Otimiza seu tempo e ajuda a natureza

Quem gosta de engarrafamentos? Buzinas, poluição, estresse. Ao usar sua bicicleta para se deslocar você se exercita e ainda ganha tempo fugindo do trânsito! A natureza também vai agradecer pela redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. Mas atenção: se você vai pedalar pelas avenidas da sua cidade, não esqueça dos equipamentos de segurança essenciais, em especial o capacete.

Recuperação de lesões

Como esporte de baixo impacto, o ciclismo contribui para reforçar suas articulações. Ele pode também ajudar a prevenir a artrite e a osteoporose, além de lesões ósseas em geral. Quer mais? Pedalar ajuda a melhorar sua força, equilíbrio e coordenação motora.

Mente saudável

Depressão, ansiedade e estresse podem ser reduzidos quando você pratica uma atividade como esta. Andar de bicicleta favorece seus níveis de endorfina, o que dá fim ao mau humor e favorece o bem-estar. Sair por aí com o ventinho batendo no rosto, admirando novas paisagens, não faz mal a ninguém...

Baixo investimento

A grana está curta para pagar a academia ou um personal trainer? Uma bicicleta tradicional, sem grandes equipamentos, pode ser o que você precisa como iniciante e não te trará grandes gastos. E ainda existe a opção do serviço de bicicletas públicas que algumas cidades adotam. Os pequenos os reparos necessários com o tempo são simples e rápidos, podendo ser realizados pelo próprio usuário sem grande dificuldade.

Sensação de independência

Ter a liberdade de pegar rotas alternativas, observar melhor tudo o que acontece a sua volta, parar para uma pausa no meio do caminho. Tudo isso vai ajudar até sua autoestima! Escolha caminhos de terreno plano e arborizado e desfrute diariamente da sua cidade como se fosse um turista.