5 formas de incluir mais legumes na sua alimentação

Essas dicas vão fazer da sua reeducação alimentar um processo mais natural e prazeroso.

Todo mundo já sabe que os legumes são fundamentais para a nossa saúde. E que, aqui no Vigilantes do Peso, a maioria deles é  ZeroPontos, o que facilita bastante ficar dentro da Cota Diária, mantendo uma alimentação colorida e saudável.

Mas será que é tão fácil assim incluir legumes no nosso dia a dia, sem cair na monotonia? Confira essas 5 dicas para tornar as suas refeições mais saborosas, variadas e práticas.

1. Assar no lugar de cozinhar – Você acha que preparar legumes cozidos é a única forma de cozinhá-los? Experimente assar! Legumes como abobrinha, berinjela, pimentões, tomate e cenoura ficam ótimos quando assados no forno com um fio de azeite e temperos como pimenta, alecrim, orégano, tomilho e manjericão.

2. Purê só de batata? Não! – Que tal utilizar outros legumes para fazer purê no lugar da tradicional batata? Abóbora, cenoura e até couve-flor podem ser utilizados para preparar purês deliciosos e que são zero ProPontos (caso feitos somente dos legumes cozidos e batidos e de temperos naturais).

3. Busque a praticidade – Se você não tem muito tempo (ou habilidade), pode ser uma boa opção comprar legumes já processados. Em muitos locais, principalmente feiras livres, já são vendidos legumes descascados e cortados - como aipim, abóbora, cenoura, chuchu e beterraba.

4. Planeje-se – Cozinhe ou asse vários legumes diferentes e mantenha-os refrigerados para incrementar suas refeições ao longo da semana. Utilize-os como acompanhamento de diferentes carnes, para preparar uma salada com grãos (como lentilha ou grão-de-bico), como recheio de panquecas e wraps ou o que mais a sua imaginação permitir.

5. Inove! – Você pode incluir legumes nas preparações mais surpreendentes. Substitua parte das folhas de massa em uma lasanha por fatias finas de berinjela ou abobrinha, inclua cenoura em sucos de frutas ou no molho de tomate, utilize palitos de legumes (como pepino, aipo, cenoura ou pimentão) para acompanhar pastas no lugar de torradas, prepare espetinhos de legumes para assar na churrasqueira... Não faltam opções!