Dicas e Artigos

Descubra a ligação entre emagrecimento, saúde e bem-estar. Aprenda a viver melhor!

5 Curiosidades Sobre a Polêmica Farinha
Nenhum alimento sozinho, pode determinar ganho ou perda de peso. Fato é que a farinha de trigo está presente em quantidades excessivas na alimentação da população, na forma de alimentos de baixo valor nutricional.

farinha

1 - Farinha de trigo engorda? 

Nenhum alimento sozinho, pode determinar ganho ou perda de peso. Fato é que a farinha de trigo está presente em quantidades excessivas na alimentação da população, na forma de alimentos de baixo valor nutricional – como bolos, doces, biscoitos, pães, tortas, salgados etc., ou seja, alimentos que não fornecem quase nenhum nutriente a não ser uma grande quantidade de açúcar (e, muitas vezes, gordura). Procure ter uma alimentação equilibrada, repleta de frutas, legumes, verduras, cereais, grãos integrais e proteínas magras. Dessa forma, você não terá problema nenhum em incluir um pãozinho no seu café da manhã, por exemplo. 

2 - Farinha de trigo branca causa diabetes tipo 2? 

O diabetes tipo 2 está fortemente associado ao excesso de peso, alimentação desregrada e sedentarismo. Certamente a culpa não está na farinha de trigo. Contudo, dependendo do ponto de vista, ela pode contribuir para o desenvolvimento desse quadro clínico. Por ser um carboidrato simples, o consumo da farinha de trigo branca tem a capacidade de elevar rapidamente a glicose no sangue, ainda mais  em forma de  doces e bolos. Esse processo, se for rotineiro, pode acabar levando ao excesso de peso e desencadear em resistência insulínica que, em longo prazo, se não tratado, se agrava na forma de diabetes tipo 2. Uma  dica para aproveitar o trigo sem dor de cabeça: evite o consumo na forma de doces e alimentos de baixo valor nutricional. Quer comer uma massa ou um pão? Sem problemas. Nesse caso,  evite molhos gordurosos e/ou com açúcar nos ingredientes; incremente sua refeição com uma bela salada de entrada; capriche nos legumes cozidos ou assados , complete com uma proteína magra e voilà: uma refeição completa, cheia de nutrientes e fibras que vão controlar a absorção de glicose pelo intestino. 

3 - Farinha de trigo faz mal por que tem glúten? 

Depende.  Para quem estamos falando? Existem pessoas com alergia ao glúten - os chamados celíacos -  e outras com sensibilidade não celíaca, que podem ter gases, desconforto abdominal e diarreia, por exemplo. Para essas pessoas, realmente o glúten pode ser um problema. Caso contrário, se você é uma pessoa saudável e com o funcionamento intestinal perfeitamente normal, o seu corpo sabe lidar com essa proteína, logo, o seu consumo não é prejudicial. 

4 - Farinha de trigo integral é melhor do que farinha de trigo branca (refinada)? 

Sim! A farinha de trigo integral contém uma série  de nutrientes que são removidos da farinha de trigo branca pelo processo de refino. As fibras também estão preservadas na farinha integral, o que ajuda na saúde intestinal e diminui a absorção de glicose, da própria farinha, pelo intestino. 

5 - Os pães e massas integrais são feitos apenas com farinha de trigo integral? 

Nem sempre. É muito importante ler o rótulo: a lista de ingredientes sempre coloca a composição do produto em ordem decrescente, ou seja, o primeiro ingrediente é sempre o que existe em maior quantidade. Se você está buscando um pão integral, por exemplo, exclua da sua lista aqueles em que nos primeiros ingredientes estão “farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico” ou “açúcar”. O ideal é que busque por opções com farinha de trigo integral na primeira posição da lista, sem açúcar e light em gordura.