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4 dicas para ser mais ativo de manhã

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4 dicas para ser mais ativo de manhã
Falta menos de um mês para o carnaval e...

...embora em algumas regiões do país este seja apenas mais um feriadão, há quem conte os dias para a chegada da folia para curtir os blocos de rua, desfilar nas escolas de samba e aproveitar os mais diferentes tipos de agitação.Pensando nisso, separamos algumas estratégias para ajudar aqueles que não se exercitam por “falta de tempo”. Sugerimos dicas para incluir a prática de atividades físicas nas primeiras horas do dia.

À primeira vista, não é nada fácil acordar cedo para praticar alguma atividade física, especialmente para aqueles que costumam dormir tarde e quase quebram o despertador quando ele começa a tocar. Seguir um plano de exercícios nas primeiras horas do dia, contudo, pode aumentar a energia e melhorar a qualidade do sono, promovendo um estilo de vida mais saudável.

A diretora clínica do Institute for Sleep/Wake Disorders at Hackensack University Medical Center in Hackensack, N.J., Susan Zafarlotfi, explica que para levantar cedo mais facilmente basta colocar em prática estratégias simples, como ficar exposto à luz e/ou tomar uma chuveirada assim que sair da cama, o que ajuda a diminuir o cansaço das primeiras horas do dia. Além disso, é claro que, quanto mais acordado se está, maior é a disposição para ir caminhar ou para academia.

Experimente nossas dicas e acorde com o pé direito para se exercitar:

1.Ilumine suas manhãs
“Seu relógio interno é regulado pela exposição à luz”, explica Zafarlotfi. Quando estamos no escuro, o corpo quer dormir. Em locais iluminados, por outro lado, o corpo entende que é para ficar acordado. É por isso que ficar exposto à luz, natural ou artificial, pode ajudar a ter mais energia. Susan Zafarlotfi recomenda abrir as cortinas ao levantar-se. Se estiver nublado ou escuro, acenda as lâmpadas da sua casa e deixe seu ambiente iluminado!

2.Desperte antes de sair
O período em que você se sente mais cansado é logo depois que você acorda de uma noite de sono, é por isso que vestir as roupas de ginástica e sair pela porta assim que levantar vai causar resistência da sua mente e do seu corpo. O recomendado é ter uma rotina para acordar, como beber um gole de café com torrada, tomar um banho revigorante ou ler as notícias no jornal, o que vai ajudar a despertar e ficar mais alerta. Um lanche ou café da manhã leve fornece a glucose necessária para a prática de exercícios.

3.Recrute apoio
Uma pesquisa publicada no American Journal of Preventative Medicine mostrou que aqueles que receberam um telefonema incentivando à prática de atividades físicas foram mais suscetíveis a se mexer mais do que quem não recebeu esse apoio. Para facilitar seu processo de emagrecimento, peça um amigo ou alguém da sua família para ligar para você ou mandar uma mensagem de texto de incentivo nas primeiras horas da manhã.

4.Analise seu sono
A melhor maneira de acordar sem dificuldades é ter certeza de que dormiu bem. “Dormir demais, pouco ou ter um sono leve pode causar um efeito maior na maneira como você se sentirá ao acordar no dia seguinte”, Susan Zafarlotfi explica. A especialista recomenda ter de sete a oito horas de sono de qualidade e revigorante. Para aqueles que têm a agenda lotada de tarefas na parte da manhã, a sugestão é não usar o despertador por duas semanas. O tempo que você dorme é provavelmente o que seu corpo precisa para descansar.

Se você não conseguir dormir bem ou ficar acordado a noite toda, a recomendação é cortar alimentos ricos em substâncias sabotadoras do sono, como a cafeína no final da tarde e o álcool durante a noite. Adote um ritual para reduzir a ansiedade, como escrever ou fazer alongamento.  A Zafarlotfi acrescenta que “o que deixa a mente e o corpo mais agitados na hora de dormir é o estresse”.

Se você se exercita no final da tarde e têm tido resultados excelentes, continue se mexendo mais nesse horário! Ser mais ativo a qualquer hora do dia traz benefícios, desde que se consiga manter esse hábito.