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21 maneiras de ser mais positivo quando o mundo parece estar de cabeça para baixo

A negatividade não fica apenas entre você e seus objetivos, ela torna as circunstâncias difíceis menos agradáveis. Essas dicas podem te ajudar a encontrar o lado positivo.

 

Embora os tempos difíceis possam dificultar a jornada, fazer coisas que te deixem feliz é um bom lugar para começar. Para te ajudar a encontrar o lado positivo durante um momento difícil, tente colocar em prática as dicas abaixo e veja como você se sente melhor.

 

1. Comemore pequenas vitórias.

Estamos todos propensos a esperar momentos "grandes", como um aniversário, para nos fazer felizes. Reflita sobre as pequenas coisas maravilhosas que já estão acontecendo agora: passou um café quentinho em sua própria cozinha? Curta o momento e saboreie cada gole.

 

2. Mantenha objetivos, imagens, afirmações e citações inspiradoras onde você pode vê-las. 

Criar um mural de inspiração, ou uma representação visual de algo que você gostaria de alcançar, pode te ajudar a manter as metas em vista e servir como um lembrete otimista de que você está indo na direção certa.

 

3. Apoie-se em estímulos positivos.

Assistir a um filme, ler um livro, ouvir um podcast ou assistir a uma aula de Ioga relaxante pode melhorar o seu humor quando você se sentir preso. O mesmo vale para ver vídeos engraçados do YouTube, aumentar o volume da música que te motiva ou fazer carinho em um amigo peludo.

 

4. Pratique gratidão.

Contar suas bênçãos aumenta o bem-estar e o otimismo. Registre sua gratidão em um diário - ou agradeça a alguém que fez a diferença em sua vida com uma carta ou uma ligação. A última abordagem pode parecer antiquada, mas escrever cartas de gratidão a amigos, familiares e outras pessoas pode realmente melhorar sua satisfação e felicidade.

 

5. Conecte-se com outras pessoas.

Seja se aconchegando no sofá com seu parceiro ou agendando um happy hour virtual com seus amigos, passar um tempo com pessoas que fazem você se sentir bem é uma maneira infalível de melhorar suas perspectivas - mesmo que virtualmente. 

 

6. Rasgue os rancores antigos.

Pense em como você se sente quando guarda rancor - músculos tensos e aumento da freqüência cardíaca podem vir à sua mente. Tente se livrar desses pensamentos negativos anotando como se sente. Então, depois de escrever tudo no papel, rasgue e deixe os pensamentos negativos para sempre.

 

7. Observe três coisas que você realizou hoje.

A falta de controle pode gerar negatividade. Para manter esse sentimento distante, lembre do que conseguiu fazer com sucesso ao longo do dia: por exemplo, talvez você tenha acordado cedo e feito uns exercícios antes do início do home office. Talvez você tenha preparado um almoço saudável, ou riscado um item da sua lista de tarefas. Pratique este exercício diariamente para treinar o cérebro e focar mais nos altos, não nos baixos. 

 

8. Passe algum tempo na natureza. 

O ar livre melhora seu humor e capacidade cognitiva. Que tal fazer uma hortinha em casa, ou passar um tempo na varanda ou quintal?

 

9. Medite.

A meditação da atenção plena reduz a ansiedade e o estresse. Use um aplicativo ou streaming para guiá-lo. Ou traga sua atenção para o momento presente e concentre-se na respiração, o que pode te ajudar a evitar pensamentos negativos sobre o passado e o futuro. Comece devagar: enquanto lava a mão da próxima vez, tente se concentrar na sensação de água e sabão entre os dedos enquanto respira fundo.

 

10. Use mantras 

A repetição de mantras direciona desejos de bem a si mesmo e aos outros. O objetivo: aumentar o amor próprio, a compaixão e outras emoções positivas. Dê uma chance a esse novo hábito!

 

11. Não fale mal de si mesmo.

A próxima vez que você se pegar criticando seu corpo, suas habilidades ou situações, contrarie o impulso com várias respostas positivas. Então, em vez de odiar seu corte de cabelo, reformule o pensamento.

 

12. Pratique interações positivas. 

Mau humor só irá te deixar deprimido - e como a negatividade pode ser contagiosa, o mesmo vale para as pessoas ao seu redor. 

 

13. Aborde sua situação de uma perspectiva diferente. 

Quando se sentir particularmente deprimido, considere outra perspectiva: chateado por ver a  balança subir em vez de descer? Um amigo pode te lembrar do quão longe você chegou - e que uma semana ruim não desfaz todo esse progresso. 

 

14. Pratique a caridade. 

Se oferecer para ajudar as pessoas necessitadas é uma técnica que ajuda você a se sentir mais agradecido pelas coisas que possui. Comprar mantimentos para um vizinho idoso ou deixar um cartão de melhoras na caixa de correio de um amigo doente pode ajudar. 

 

15. Escreva uma carta de amor para você mesmo.

Da próxima vez que se sentir deprimido ou autocrítico, pegue uma caneta e anote todas as coisas que você ama em si mesmo, depois mantenha-o por perto para melhorar seu humor no futuro.

 

16. Visualize o seu melhor eu.

Como será a vida, se tudo correr tão bem qunato possível, daqui a um, cinco e 10 anos? O que estará acontecendo? Como você vai estar se sentindo? As imagens mentais podem te ajudar e te inspirar a seguir em frente. 

 

17. Vá devagar com você mesmo.

Embora a definição de metas possa ser um caminho produtivo, as expectativas podem trazer sentimentos de fracasso que promovem a negatividade. Para permanecer realista, verifique se seus objetivos são plausíveis: depois de decidir o que gostaria de realizar, determine o que fará para chegar lá, quando, onde e com quem.

 

18. Se esforce para ser mais do que apenas feliz. 

Felicidade é ótimo, mas o mesmo acontece com satisfação, relaxamento, generosidade, contentamento e assim por diante. Reconhecer um espectro mais amplo de humores e sentimentos pode fazer você se sentir mais satisfeito com seu estado atual.

 

19. Defina sua intenção.

Não pense: "Hoje o dia vai ser difícil", só porque você teve uma manhã difícil. Se você achar que o dia será ruim, provavelmente ele será. Em vez disso, passe a pensar: “Hoje será um bom dia" e concentre-se em aproveitá-lo. 

 

20. Faça algo gentil.

Em um estudo recente da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, aqueles que realizaram pequenos atos de bondade relataram menos emoções negativas e níveis mais baixos de estresse. Pode entrar, positividade!

 

21. Reconheça os atos de bondade dos outros.

É fato: a maioria das pessoas tem boas intenções. Reconhecer o bem nos outros pode aumentar sua própria sensação de bem-estar.