Dicas E Artigos

21 coisas divertidas e saudáveis para fazer durante o distanciamento social

Porque apenas uma maratona de séries e filmes não é o suficiente. 

 

Até agora, a maioria de nós conhece as regras básicas do distanciamento social. Saia de casa o mínimo possível e, quando o fizer, fique a pelo menos um metro e meio de distância de outras pessoas. A questão é: com shoppings, cinemas e atrações culturais temporariamente fechadas - como manter o tédio à distância? Aqui estão algumas idéias que irão contribuir para a saúde e a felicidade. 

 

Se o confinamento estiver afetando você


 
Faça chamadas de vídeo

Com certeza os seus amigos estão se sentindo tão confinados quanto você. Mesmo que um encontro pra tomar um café não possa acontecer, os aplicativos de videoconferência permitem que você se conecte virtualmente. Melhor ainda, um bate-papo por vídeo permite incluir amigos espalhados pelo mundo! Não há época melhor para uma reunião virtual  com o pessoal da faculdade, por exemplo.

 

Aumente a música

A música pode desencadear mudanças positivas na mentalidade, motivação e humor. Use um serviço de streaming para criar uma listinha agradável, ou faça uma arrumação na sua coleção de vinil antiga e dê o play.

 

Tente um treino em casa

Está cansado da sua sala de estar? Transforme-a em uma academia. Nós temos vários artigos de exercícios em casa para você começar. Uma série de exercícios pode aumentar sua resistência e te ajudar a permanecer positivo!

 

Pegue um pouco de ar

Às vezes, a melhor cura para o confinamento é ficar um pouco ao ar livre, mesmo que seja apenas se sentar em um banco na varanda e passar 20 minutos se maravilhando com as árvores da rua. Estudos dizem que fazendo isso você poderá se sentir mais calmo e focado. Contanto que você mantenha uma distância física segura de pessoas que não moram em sua casa, está tudo certo.

 

Se você sentir vontade de se aconchegar


 
Faça uma limpeza no armário 

Você provavelmente possui mais coisas do que realmente usa ou precisa, assim como muitas outras pessoas. Este pode ser um ótimo momento para vasculhar aquelas roupas na parte de trás do seu armário, os equipamentos que se acumulam de poeira na garagem e outros objetos esquecidos. Separe os itens indesejados para doar assim que acabar o distanciamento social. Sua casa ficará mais organizada e você se sentirá muito bem por estabelecer uma intenção positiva.

 

Limpe sua geladeira

Qual foi a última vez que você verificou a data de validade daquele molho que está ali há um tempo? Fazer uma limpeza profunda da geladeira e do freezer irá ajudar a tirar os produtos perecíveis antigos e reorganizá-la. Você não saberá o quanto isso é satisfatório até que o faça.

 

Comece um jardim saudável

Considere iniciar um jardim externo (ou interno!) ou uma hortinha. Você pode comprar sementes e ferramentas online para começar.

 

Reorganize seu espaço

Enquanto você não pode passear pelas lojas de artigos de decoração, você pode refrescar a sua casa simplesmente reorganizando os ambientes. Tente trocar as fotos dos seus quadros na parede, posicionar o sofá de outra maneira ou criar um cantinho de leitura. 

 

Experimente mais

Como os restaurantes estão fechados, este é o momento perfeito para melhorar suas habilidades na cozinha. Você já tentou fazer uma pizza caseira com massa de dois ingredientes? Quer tentar uma nova receita de bolo? Vá em frente. Você não precisa de uma tonelada de ingredientes sofisticados para cozinhar com ousadia.

 

Se você quer ajudar outras pessoas

 

Dê apoio a alguém que você conhece

Tempos difíceis podem trazer à tona nossa humanidade. Está a procura de uma maneira de causar um impacto direto e positivo? Ajude as pessoas que você conhece, na medida do possível. Quem entre sua família, amigos ou vizinhos pode estar sofrendo agora? Talvez você conheça uma pessoa idosa que seria grata por alguma ajuda nas compras de supermercado ou uma mãe para quem você possa fazer uma doação de fraldas. Pesquisas sugerem que a generosidade desperta a felicidade, o que faz da ajuda um poderoso ganha-ganha.

 

Doe para ajuda alimentar

Com muitas escolas e empresas fechadas durante a pandemia, muitas famílias estão passando fome. Se você estiver em condições de fazer uma doação, considere doar a uma organização que está trabalhando para combater a fome durante a crise.

 

Apoie as empresas do bairro

As medidas tomadas neste período têm sido muito difíceis para restaurantes, cafeterias e outras empresas que tradicionalmente dependem do tráfego de pessoas. Mantenha a sua comunidade prosperando, continuando a apoiar os empreendedores locais. Muitos restaurantes oferecem comida para viagem ou entrega em domicílio.

 

Não colabore com a disseminação do medo

Se más notícias correm rápido, a desinformação corre mais rápido ainda. Da próxima vez que ouvir um boato alarmista ou identificar uma notícia suspeita ou fake news, verifique a fonte antes de passar para frente. As informações vieram de um canal oficial ou de autoridades locais? Se sim, tudo bem compartilhar. Caso contrário, não há necessidade de espalhar o medo. Você estará prestando um serviço a todos.

 

Se você estiver em casa com crianças


 
Realize uma noite de jogos offline

Nestes tempos de smartphones, é muito fácil passar uma noite inteira com todo mundo olhando apenas para as telas. Façam uma pausa e comecem a sessão! Vocês podem jogar jogos de tabuleiro, cartas e, mímica.

 

Coloque as crianças para “trabalhar” na cozinha

Independente dos tempos de distanciamento social, é ótimo envolver as crianças no planejamento de refeições. Examinem a geladeira juntos, peça que eles escolham alguns ingredientes favoritos e, em seguida, delegue tarefas apropriadas à idade - como medir, quebrar ovos e lavar frutas e vegetais. Eles aprenderão sobre hábitos alimentares saudáveis e ainda reduzirão o seu trabalho.

 

Faça uma viagem virtual

Você não pode exatamente pegar um avião para Paris e conhecer o Louvre agora, mas você pode planejar a próxima viagem em família. Além disso, também é possível acessar plataformas que oferecem excursões e tours virtuais, provando que você não precisa sair de casa para ampliar os horizontes.

 

Experimente ferramentas de ensino gratuitas

Se você deseja que a família desfrute de conhecimentos extras, que tal fazer aulas virtuais? É só acessar as plataformas e escolher um assunto do seu interesse.

 

Se sua mente precisar de um incentivo

 

Leia por prazer

Ultimamente, muitos de nós devoramos apenas dois tipos de leitura: e-mails de trabalho e ​​notícias tristes. Ou seja, seu cérebro merece uma pausa! Esteja você tirando velhos livros de suas estantes ou lendo na sua biblioteca virtual, opte pelo que achar interessante e agradável. Melhor ainda: crie um clube do livro virtual com amigos.

 

Ouça um podcast

Essa é uma ótima idéia se você quiser exercitar seu cérebro sem fazer com que seus olhos tenham o trabalho de ler. Encontre seus podcasts em plataformas de streaming e aperte o play.

 

Encare uma nova habilidade

Desafiar a mente com "tarefas exigentes" pode realmente melhorar a saúde do cérebro a longo prazo. Se você tiver um tempinho à toa, pode ser benéfico tentar uma nova habilidade ou hobby. Ideias que não exigem ferramentas ou equipamentos especiais incluem aprendizado de idiomas, desenho e escrita. Pesquise no YouTube por tutoriais para começar.

 

Meditar

A meditação regular pode ajudar a diminuir a tensão de ficar ‘preso’ em casa, apoiando a resiliência mental e reduzindo a ansiedade. Tente esse exercício rápido nas primeiras vezes e aos poucos prolongue o tempo de meditação.