Dicas E Artigos

Artigos

Diga sim para o que você adora comer! Aqui, você pode.

18 dicas para poupar tempo na cozinha
Está sem tempo para nada? Saiba como ganhar alguns minutos passando rapidamente pela cozinha. Confira nossas dicas de alimentos práticos, como enlatados, congelados e pré-cortados e aproveite o resto do dia para cuidar mais de si mesmo.

Com os dias cada vez mais corridos, há muitas pessoas que preferem comprar um pote de alho descascado e picado do que optar pelos dentes de alho que poderiam ter sido limpos e cortados em menos de 30 segundos. O motivo para tal escolha é simples, alguns de nós têm menos tempo para cozinhar do que os outros.

Quem não tem o hábito de recorrer a esses alimentos mais práticos, geralmente, tem carga horária menor no trabalho, não trabalha fora ou não tem filhos. Já aqueles que chegam em casa cansados, depois de ter trabalhado o dia todo e de ter enfrentado trânsito intenso, a melhor saída para descansar um pouco mais e se cuidar é economizar cada segundo possível. Assim, os alimentos enlatados, congelados e pré-cortados são cada vez mais procurados nos supermercados.

Comida pronta em pouco tempo

Existem muitas formas de poupar tempo na cozinha sem comprometer o sabor e a textura dos alimentos. O autor do livro “Receitas de 30 Minutos para Leigos” (tradução livre de 30 Minute Meals for Dummies), Bev Bennett, escritor especialista em criação de receitas, dá algumas dicas:

Sopas e ensopados

• “Pense no sabor da receita”, diz Bennett. As conservas de tomate têm diversos sabores (italiano, mexicano etc.), o que diminui a necessidade de adicionar grandes quantidades de temperos.
• Misturas de legumes congelados costumam ser vendidas com pacotes de temperos, como as japonesas ou as chinesas, entre outros.
• Se for usar os legumes congelados na sopa ou no ensopado, reduza um pouco da quantidade de água da receita, porque o gelo dos alimentos vai derreter e adicionar mais água ao prato. Outra opção é aumentar cuidadosamente a quantidade de temperos.
• Compre legumes congelados se você planeja bater a sopa, já que não vai fazer diferença se os brócolis cozinharem demais.
• Procure caldo de carne ou de galinha em caixas ou bisnagas. Não será necessário usar um abridor de lata, e você terá sempre algum disponível na geladeira.

Pratos assados (lasanhas, fritadas, caçarolas)

• Use a massa de lasanha tradicional (crua). Certifique-se apenas de que está totalmente coberta pelo molho quando assar. Não há necessidade de cozinhar a massa antecipadamente. 
• Se você deseja que os legumes fiquem macios nesse tipo de receita, comprar os legumes cortados em cubos ou picados é uma boa solução. As cebolas e os pimentões cortados são duas das opções prediletas de Bennett.
• Escolha os embutidos de frango com pouca gordura. Eles costumam ser pré-cozidos, tornando tudo mais fácil, pois é preciso apenas fatiá-los e adicioná-los à receita para ganharem um sabor instantâneo. Se estiver usando legumes que levam muito tempo para cozinhar ou para preparar, como os tomates em cubos, molho de tomate, pimentões em conserva de água e grãos de milho, compre-os engarrafados ou enlatados.

Refogados

• Aposte nos molhos light e nas ervas secas para dar sabor às carnes e legumes em alguns segundos. 
• Não use os legumes congelados, pois costumam ficar cozidos demais. Opte pelos legumes pré-cortados facilmente encontrados nos supermercados. Os pacotes de legumes para refogados também são fáceis de encontrar.
• Poupe tempo comprando camarões descascados e limpos (não use os congelados, pois tendem a soltar água) e peito de frango desfiado que já vem pesado e em fatias finas para o cozimento rápido.
• Sirva com arroz de cozimento rápido ou instantâneo. 

Misturas para bolo

• A maior parte delas é infalível atualmente e são excelentes estratégias para poupar tempo. Use-as da forma recomendada ou dê um toque caseiro acrescentando alimentos naturais como nozes picadas ou algumas ameixas secas ou passas de uvas. 
• Outra opção para incrementar o sabor é adicionar um dos seguintes ingredientes: raspas de laranja ou limão ou gotas de extrato de amêndoas ou baunilha.
• Não perca tempo separando as partes dos ovos. Quando a receita pedir apenas claras, utilize a clara líquida.

Batidos

• Use as frutas congeladas em vez de frescas: dá menos trabalho para preparar, faz menos sujeira e dispensa o uso de gelo. Além disso, as frutas congeladas costumam ser mais nutritivas do que as frescas, porque depois que são cortadas, os nutrientes são retidos rapidamente. “Você terá uma porção equivalente a de uma fruta saudável e macia” Bennett comenta.

Alimentos congelados em sacos plásticos

• Escolha uma das diversas opções de legumes, verduras, tubérculos, entre outros congelados disponíveis nos supermercados e nas lojas especializadas. Eles são muito práticos, basta abrir e utilizar em suas receitas. Os mais comuns são: champignon, cenoura, batata, ervilha, vagem, milho, alcachofra, mandioca, couve-flor, espinafre, brócolis e mix de legumes.

Alimentos em conserva (lata ou vidro)

• Outra opção prática são os alimentos em conserva, disponíveis nas embalagens de lata ou vidro. Alguns exemplos são: milho verde, lentilha, fava, grão-de-bico, beterraba, feijão-branco, ervilha, berinjela, palmito, feijão-verde etc.