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Como se mexer todos os dias

Não faltam opções para você praticar atividades físicas. Confira essas dicas e comece hoje mesmo - no trabalho, ao ar livre e até em casa!

 

É um erro comum achar que para praticar atividades físicas você deve frequentar a academia ou comprar equipamentos de exercícios caros para sua casa. A verdade é que existem várias atividades rotineiras prazerosas que podem te auxiliar a alcançar seus objetivos de saúde e bem-estar, desde jardinagem até passear com seu cachorro.

Para melhorar seu nível exercícios, comece aos poucos e adote um novo mantra: “um pouquinho é melhor do que nada. ”​. Aumente sua dose diária aos poucos com algumas dessas sugestões e você descobrirá que se movimentar não é tão difícil quanto você pensa.​

Em casa

  • Saia do sofá! Você teve um dia longo no trabalho, o jantar já foi servido e você esperou o dia todo para assistir seu programa de TV favorito. Ótimo! Use essa oportunidade para fazer exercícios durante os intervalos do programa. Tente completar uma série de 20 agachamentos, abdominais, movimentos circulares com os braços ou o máximo de flexões que puder. 
  • Escove e contraia. Utilize o tempo em que escova os dentes para contrair os músculos do bumbum. Contraia por um tempo e repita o movimento. 
  • Ande mais. Você provavelmente consegue levar sua cesta lotada de roupas sujas até a máquina de lavar de uma só vez. Mas para queimar calorias extras, faça várias viagens.
  • Abaixe toda vez que tiver oportunidade. Quando algo cair, ao invés de pensar “não estou com vontade de pegar isso do chão agora”, veja como uma oportunidade de trabalhar os músculos. Dobre seus joelhos e faça agachamentos. 
  • Faça você mesmo. Na sua casa, tente podar o jardim ou passar uma nova mão de tinta em um ou dois cômodos. Na cozinha, ao invés de usar um processador de alimentos ou comprar legumes higienizados e cortados, compre legumes frescos e corte você mesmo. Misture ingredientes usando uma colher ao invés de recorrer a uma batedeira elétrica.

Mexa-se no escritório

  • Treine na sua própria mesa. Para fortalecer suas panturrilhas e músculos do abdômen – e sua postura – sente ereto e contraia seu estômago enquanto levanta seus calcanhares até o ponto mais elevado possível. Trabalhe mais ainda suas panturrilhas e tornozelos alongando suas pernas e apontando seus pés para frente e para trás 20 vezes, depois faça movimentos circulares com seus pés e tornozelos 20 vezes. 
  • Levante várias vezes. Toda hora que atender o telefone, levante da sua mesa para se alongar e dar energia ao seu corpo. Tente deixar os documentos que você sempre utiliza em uma prateleira para ter que levantar toda vez que precisar deles.
  • Vá mais longe. Comece a usar o banheiro mais distante da sua mesa. Reabasteça sua garrafa de água do outro lado sala. Programe um lembrete diário para dar uma volta no escritório.
  • Mexa-se antes de comer. Coloque seus lanchinhos na cozinha, para que você precise se movimentar para pegar comida, e dê uma ou duas voltas pelo escritório antes de retornar à sua mesa.

Faça atividades durante as férias

  • Movimente-se no mar. As possibilidades de exercícios aquáticos na praia são praticamente ilimitadas: nadar, surfar, passear de caiaque, caminhar na água.
  • Crie soluções na areia. Não quer se molhar? Pegue alguns baldes e pás e construa grandes castelos de areia com as crianças. EscavarJogue frescobol, vôlei ou futebol.
  • Dê férias ao seu carro. Transforme uma excursão para a sorveteria em uma caminhada com a família. Ao invés de dirigir, ande até a loja para buscar as compras e os lanches.  Visite o parquinho mais próximo com as crianças e empurre-as no balanço ou faça barras.
  • Siga em frente com as escolhas saudáveis. Defina pequenos objetivos de atividades para você e tente aproveitar cada oportunidade de se movimentar. Mude sua atitude em relação às tarefas que você tem que fazer e as transforme em um estilo de vida de escolhas saudáveis.