Como acelerar o metabolismo, hábitos que auxiliam no emagrecimento

Confira a seguir como acelerar o metabolismo com a adoção de hábitos simples e alimentos que vão deixar seu corpo a todo vapor

Quando falamos em metabolismo, estamos nos referindo a uma série de processos e reações do nosso corpo. Sua função é gerar energia para que a gente consiga realizar atividades físicas e mentais ao longo do dia.

Isso quer dizer que metabolismo lento pode ser sinônimo de cansaço, falta de concentração e acúmulo de líquido e gordura corporal. Para evitar essas condições, é importante adotar maneiras de acelerar o metabolismo. Confira as 9 principais.

1. Adicione ao cardápio alimentos ricos em magnésio

O magnésio é um mineral que participa de quase todas as ações metabólicas do nosso corpo. Uma alimentação deficiente nesse nutriente tende a deixar o metabolismo mais lento e favorecer o acúmulo de gorduras e a má absorção de proteínas.

Por isso, é importante ingerir alimentos ricos em magnésio e adicionar esse nutriente em seu programa de reeducação alimentar. Castanhas, figo, folhas verde-escuras, leite e derivados e beterraba são ótimas fontes desse mineral.

2. Coma alimentos ricos em proteínas

O consumo regular e equilibrado de alimentos ricos em proteínas ajuda na sensação de saciedade e estimula a regeneração de tecidos e músculos.

Frango, peixes e iogurte zero gordura são grandes aliados no processo de como acelerar o metabolismo. O ideal é consumir esses alimentos assados, cozidos ou grelhados para evitar a ingestão de gorduras nocivas.

Conteúdo relacionado: Conheça os principais alimentos ricos em proteínas

3. Invista em alimentos ricos em potássio

O potássio é um dos nutrientes que compõem células musculares e nervosas. Ela ajuda a manter o equilíbrio hídrico do corpo ajudando no bom funcionamento do sistema cardiovascular.

A ausência desse elemento pode provocar problemas endócrinos, como produção indevida de insulina e retardo no crescimento e renovação celular. consuma frutas, como maracujá, laranja, banana, uva, kiwi e melão, que são fontes desse mineral.

4. Prefira ingerir gorduras boas para o organismo

No entanto, é fundamental escolher gorduras insaturadas.

Exemplos de alimentos que possuem esse nutriente são amêndoa, castanha de caju, nozes, pinhão, azeite de oliva e abacate. Semente de abóbora, gergelim e girassol também são ricas em gorduras insaturadas.

Conteúdo relacionado: Existe gordura boa e gordura ruim?

5. Ingira fibras solúveis

As fibras solúveis são nutrientes que ajudam a manter o metabolismo em atividade. Elas retardam a absorção de açúcar no intestino e ajudam a melhorar os níveis de colesterol. Isso sem contar que elas proporcionam maior sensação de saciedade. Alimentos, como maçã, banana, morango, aveia, chia, linhaça, couve-flor, batata, batata-doce, cenoura, feijão, ervilha e lentilha são ótimas fontes de fibras solúveis.

Conteúdo relacionado: Alimentos ricos em fibras

6. Consuma alimentos termogênicos com moderação

Os alimentos termogênicos - como pimenta, chá verde e gengibre - aumentam a temperatura corporal. Isso faz com que o metabolismo acelere e aumente, facilitando a queima de gordura, em conjunto com outros hábitos saudáveis. No entanto, o consumo deve ser moderado e com devida autorização médica.

Gestantes, hipertensos, cardiopatas e pessoas que sofrem de enxaqueca e úlcera devem redobrar a atenção, já que os termogênicos podem aumentar a pressão arterial, gerar insônia e taquicardia.

7. Evite ficar muito tempo sem comer

Para manter o metabolismo acelerado, é importante ter uma alimentação regular ao longo do dia. Pular as principais refeições e lanches pode fazer com que o organismo entre em sinal de alerta e reduza a velocidade para poupar energia e proteger funções vitais do corpo.

Isso acaba fazendo com que o metabolismo fique mais lento. Por isso, elabore um cronograma semanal de alimentação em diferentes horários do dia. Se for preciso, deixe tudo preparado para facilitar o consumo.

Conteúdo relacionado: Tudo sobre o jejum intermitente8.

8. Pratique atividade física regularmente

Os exercícios físicos contribuem significativamente para manter o metabolismo acelerado. Eles tonificam a musculatura e ajudam na eliminação de gorduras, favorecendo o gasto calórico.

Existem várias opções de atividades que você pode praticar dentro ou fora da academia. Escolha o que mais se adequa à sua rotina, desde uma simples caminhada de 20 minutos, até natação, musculação, pilates, dança, corrida, ciclismo, entre outros.

9. Cultive o bem-estar

A prática de Ioga, meditação, assim como uma boa noite de sono ajudam a regular a produção de hormônios e são grandes aliadas no processo de recuperação energética. Por isso, cultive o bem-estar e dedique um tempo para o autocuidado.

Gostou das dicas de como acelerar o metabolismo? Lembre-se de que cada pessoa conta com um organismo diferente e é importante levar isso em consideração na hora de criar o cardápio e a rotina de atividades que mais se adequa às suas necessidades.

O WW Vigilantes do Peso leva isso muito a sério e, por isso, disponibiliza planos personalizados de reeducação alimentar. Nós valorizamos suas escolhas, conquistas e gostos e estamos à disposição para te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Quer criar hábitos saudáveis?

Comece hoje mesmo uma mudança positiva no seu estilo de vida e transforme sua rotina com a gente!