Dicas E Artigos

3 Técnicas de meditação para você começar

Experimente esses estilos diferentes e descubra os incríveis benefícios para sua mente e corpo.
Publicado 4 de Abril, 2019

Para muitos de nós, meditação é ótima em teoria, mas colocar na prática pode parecer um pouco distante. Com uma lista de afazeres mais longa a cada dia, as vezes é difícil priorizar um momento, 10 minutos ou mais, para você parar.

Cientistas finalmente foram capazes de estudar o que acontece no cérebro e confirmar o que os Budistas já sabem por séculos: meditação pode reduzir o estresse, assim como sintomas de ansiedade, depressão e percepção de dor.

Existem centenas de estilos diferentes de meditação que nos ajuda a focar nossa atenção e também a regular o sistema nervoso parassimpático (relaxamento) e modular nosso humor. Não existe uma técnica que seja a melhor. O tipo de meditação ideal para você experimentar vai depender de como você está se sentindo ou o que você busca em um determinado período – então vamos mostrar alguns estilos efetivos para você explorar e adaptar a suas necessidades.

 

1. Meditação mindfulness

 

Meditação mindfulness é definida como “prestar atenção, intencionalmente, no momento presente”. A prática envolve fechar os olhos e concentrar-se na sua respiração, nos sons à sua volta e em qualquer sensação que experimentar. Essa meditação é simplesmente observar seu estado presente – não é para mudar como você se sente, o que está pensando ou fazendo. É sobre construir consciência.

É bom para que?

Estabelecer pensamentos claros e reduzir ansiedade e depressão.

2. Meditação transcendental automática

 

Meditação transcendental consiste em repetir um mantra (geralmente em Sânscrito) várias vezes na sua mente. A palavra “mantra” significa “ferramenta da mente” e é baseada na ideia de que a repetição vai gradualmente substituir outras vozes na sua mente.

É bom para que?

Relaxamento. Mantras também podem te ajudar a focar em uma tarefa.

Como tentar:

Você pode começar com um simples: “EU POSSO fazer isso”, durante um treino na academia; ou “Isso vai passar”, se não estiver se sentindo bem sobre alguma coisa.

 

3. Meditação Bondade-Amorosa ou Metta

 

Como o nome sugere, essa técnica envolve repetir frases amorosas direcionadas a você mesmo ou a outros mentalmente, para trazer mais compaixão a sua vida. Um estudo mostrou que quando as pessoas praticavam essa forma de meditação por 9 semanas, suas emoções positivas aumentaram e eles também relataram melhora na satisfação com a vida e reduziram sintomas de depressão.

Geralmente, essa meditação começa com algumas respirações profundas. Lentamente, você começa uma série de frases direcionadas a você mesmo, como, “Que eu seja feliz. Que eu esteja bem. Que eu esteja em paz.” Então você pensa em outra pessoa e direcione as mesmas frases para ela, repetindo “Que você seja feliz. Que você esteja bem. Que você esteja em paz.” Ao concentrar-se nessas frases, a ideia é que você se sinta mais positivo sobre você e as outras pessoas.

É bom para que?

Autocompaixão, cultivar empatia, aprimorar suas habilidades interpessoais e melhora sua conexão com outras pessoas

Como tentar:

Escolhas pensamentos para direcionar a você e aos outros.