Dicas E Artigos

Por que a perimenopausa é o momento perfeito para perder peso?

Novas pesquisas confirmam duas coisas: o ganho de peso na perimenopausa é real e perder peso nesta fase da vida não é apenas possível, mas é bom para sua saúde e bem-estar
Publicado 28 de Setembro, 2022

Você atingiu seus 40 e poucos anos e, de repente, parece que o seu peso aumenta mais fácil do que nunca? E em partes diferentes do corpo também? Há uma boa chance de você não estar imaginando e, em vez disso, estar experimentando um sintoma de perimenopausa recentemente conhecido.

Embora o fato de que a menopausa aumenta a possibilidade de ganho de peso não seja uma novidade, a ligação entre a perimenopausa e as mudanças na balança é menos conhecida – até agora. Um estudo de 2019 descobriu que a perimenopausa pode acelerar os ganhos de massa gorda e as perdas de massa muscular, e uma nova pesquisa publicada em abril de 2022 reforça esses achados.


Três fatos sobre a perimenopausa


1. A perimenopausa é quando as mulheres começam a perder a “flexibilidade metabólica”, que é a capacidade do corpo de transformar qualquer combustível disponível em energia. A pesquisa não apenas descobriu que a flexibilidade metabólica começa a cair durante a perimenopausa, mas também que a capacidade do corpo de usar gordura como combustível é especificamente afetada.


2. O ganho de peso que ocorre após a menopausa é um efeito indireto das mudanças que ocorrem durante a perimenopausa. De fato, quando os pesquisadores investigaram qual estágio da vida causou as maiores mudanças em coisas como a composição corporal, eles descobriram que a perimenopausa produz mudanças maiores na gordura corporal e na perda muscular do que a própria menopausa.


3. A perimenopausa é a melhor “janela” para fazer mudanças no estilo de vida. Devido à maneira como o ganho de peso na perimenopausa e as mudanças na composição corporal influenciam o que acontece após a menopausa, os pesquisadores dizem que a perimenopausa oferece às mulheres uma oportunidade única de fazer algumas mudanças significativas e impactantes que protegerão sua saúde e bem-estar futuros.


O que é a perimenopausa e quais são os sintomas?


Em poucas palavras, a perimenopausa é o período que antecede a menopausa. Normalmente com duração de quatro a seis anos, a perimenopausa pode ser tão curta quanto um ano ou tão longa quanto 10. Dado que as mulheres brasileiras atingem a menopausa, em média, entre os 45 e 55 anos, a perimenopausa geralmente começa por volta dos 40, mas para algumas mulheres será mais cedo ou mais tarde.

A usuária Lyndal, do VigilantesdoPeso na Austrália, é um desses casos. Há 12 anos, quando ela tinha acabado de completar 35, ela teve sua primeira onda de calor. “E meio que começou a partir daí”, diz ela. “Mal sabia eu que, para mim, a perimenopausa duraria 10 anos.”

Se saber quando você entrará na perimenopausa, ou se já está nela, não parece ser uma ciência exata, você está certa – de fato não é. Também não há um teste disponível para diagnosticar.

Em vez disso, os especialistas dizem que a melhor maneira de identificar a perimenopausa é considerar se seus ciclos menstruais mudaram. Isso pode significar mudanças em sua frequência - de modo que seu ciclo agora é menos regular do que era - e também ciclos que mudaram em duração ou em intensidade.

As oscilações hormonais que acompanham a perimenopausa também podem causar sintomas como:

  • Mudanças de humor
  • Ondas de calor
  • Névoa cerebral e dificuldade de concentração
  • Dores e desconfortos
  • Inchaço
  • Diminuição da capacidade de lidar com as atividades diárias
  • Problemas para dormir ou permanecer dormindo
  • Perda de libido
  • Sentindo-se exausta

Lyndal já passou por isso. “Minha experiência com a perimenopausa foi provavelmente bastante comum”, diz ela. “Me sentia muito cansada, mas depois não conseguia dormir à noite. Eu também tinha ondas de calor e suores noturnos e todos em casa tinham que pisar em ovos, sem saber quando eu iria explodir com as menores coisas. Como resultado, comecei a comer emocionalmente, pois era isso que me fazia sentir feliz. E, ao mesmo tempo, senti que ganhei peso só de olhar para a comida!”


Por que o ganho de peso durante a perimenopausa é relevante?


Além do fato de que o ganho de peso durante a perimenopausa é frequentemente o precursor do ganho de peso na menopausa, a principal razão pela qual vale a pena saber sobre o ganho de peso nesse período é o local onde o corpo tende a armazená-lo.

Durante a perimenopausa, é mais provável que o peso comece a se acumular ao redor do estômago. É esse ganho de peso específico da área que é uma das razões pelas quais o risco de doenças cardíacas das mulheres aumenta significativamente após a menopausa. A pesquisa também associou o aumento da circunferência da cintura durante a perimenopausa a um maior risco de câncer de mama na vida adulta.

“Meu estômago e meu rosto foram definitivamente mais afetados pelo peso que ganhei durante a perimenopausa”, diz Lyndal. “Quando eu me sentava, meu estômago ficava no meu colo e eu sempre me sentia inchada.”


O que você pode fazer para parar o ganho de peso na perimenopausa


A boa notícia é que a perimenopausa não precisa significar ganho de peso – e também é possível emagrecer nesta fase da vida.

É importante lembrar que o ganho de peso durante a perimenopausa é impulsionado por várias coisas, incluindo a diminuição dos níveis de estrogênio, mas também a perda muscular relacionada à idade e fatores de estilo de vida, como dieta e redução da atividade física. E quando você considera que a perimenopausa pode causar dores, além de atrapalhar o sono e aumentar a sensação de cansaço, é natural que o esforço para ser fisicamente ativa seja colocado em segundo plano.

A terapia hormonal da menopausa (THM), anteriormente conhecida como terapia de reposição hormonal ou TRH, pode ajudar a prevenir o acúmulo de gordura corporal ao redor do abdômen para algumas mulheres, mas há muitas outras coisas que você pode fazer, incluindo:


Alimentar-se de forma saudável é fundamental


Pesquisas mostram que a perimenopausa – e a menopausa – reduz o número de calorias que você precisa comer para manter seu peso corporal. Essa mudança nos requisitos de energia também faz com que comer para perder peso seja um cenário um pouco diferente.

O programa VigilantesdoPeso não apenas elimina as suposições, como também é totalmente personalizado para você. Você escolhe seus objetivos e seus alimentos PontosZero e o programa resolve o resto para você com base em sua idade, estágio de vida e o que você está tentando alcançar. Manter ou perder peso nunca foi tão simples.

Graças ao VigilantesdoPeso, a Lyndal perdeu 40kg. “Na verdade, entrei quando meus sintomas da perimenopausa estavam no pior e atingi minha meta de peso um ano depois. Eu pensei que perder peso nesta fase da vida seria muito difícil, mas seguindo o programa, eu desbanquei completamente essa teoria. Além de me sentir confortável em meu corpo agora, a cereja do bolo é saber que, mantendo meu novo estilo de vida saudável, melhorei minha saúde e minha qualidade de vida para o futuro”.


Movimente-se mais todos os dias


Mesmo que você nem sempre sinta vontade, é importante fazer pelo menos 30 minutos de atividade física moderada na maioria dos dias. O bom é que até mesmo atividades “relaxantes” como ioga contam – o que é perfeito para aqueles dias em que você se sente cansada ou um pouco dolorida.

No VigilantesdoPeso, você tem acesso a vários exercícios do nosso parceiro Obe Fitness, com treinos desde rotinas de cardio de 10 minutos de baixo impacto a alongamentos, pilates e sim, exercícios baseados em ioga. Basta acessá-los pelo app em seu telefone e malhar onde quiser - dentro de casa ou fora, no parque ou em seu jardim.


Construa sua massa muscular


Isso significa fazer exercícios de treinamento de força - outra coisa com a qual você obterá ajuda no VigilantesdoPeso. Por que isso é tão importante? Além do fato de que a massa muscular diminui naturalmente durante a perimenopausa, o que por si só significa que é importante tomar medidas para mantê-la, ao contrário da gordura, o músculo queima calorias. Portanto, fazer o que puder para manter e construir músculos só tornará mais fácil manter um peso saudável durante a perimenopausa.


> Saiba mais sobre o programa VigilantesdoPeso e comece a perder peso hoje