Dicas E Artigos

Descubra a Importância do Sono Para Emagrecer e Ter uma Vida Mais Saudável

O sono faz parte de uma rotina saudável e pode trazer mais benefícios à sua saúde do que você imagina

 

Ao contrário do que muita gente pensa, perder peso não significa fazer dietas restritivas.

Esse tipo de estratégia, além de ser pouco eficaz, pode gerar o famoso efeito sanfona e desencadear problemas de saúde física e mental.

Por essa razão, o mais indicado é investir na reeducação alimentar.

Ela faz parte de um contexto bem mais amplo que envolve a adoção de hábitos saudáveis. Um deles é manter a rotina adequada de sono para emagrecer.

 

De que forma dormir pouco atrapalha no emagrecimento?

 

Quando não dormimos a quantidade de horas necessária para que nosso organismo se recomponha nosso corpo passa a produzir grelina (hormônio da fome) em excesso.

Consequentemente, passamos a produzir menos leptina (hormônio da saciedade).

Isso significa que dormir mal faz aumentar a sensação de fome ao longo do dia. 

Além disso, o sono de poucas horas acarreta a baixa produção de melatonina.

Popularmente conhecida como hormônio do sono, a melatonina atinge o pico de produção máxima no meio da noite, geralmente, entre 1h e 3h.

A luz pode inibir a liberação dessa substância.

Outros possíveis malefícios do sono desregulado são falta de concentração, fadiga, ansiedade e irritabilidade.

A queda da libido, baixo rendimento físico e depressão também são efeitos colaterais enfrentados por quem não dorme corretamente.

Portanto, o sono para emagrecer é tão importante quanto a escolha de cardápios mais saudáveis, ingestão de líquidos e a prática de atividade física.

mulher asiatica usando blusa cinza esta deitada em um sofa cinza e dormindo de forma tranquila

Como ter um sono de qualidade?

 

Uma boa noite de sono para emagrecer deve contar com uma série de fatores que interferem diretamente na qualidade desse momento. É importante considerar os seguintes elementos para dormir com qualidade:

  • Tempo: A quantidade de horas para dormir depende da faixa etária e do organismo de cada pessoa. Geralmente, o recomendado é que uma pessoa adulta durma de 7 a 9 horas por noite.
  • Ambiente: O lugar onde você dorme deve ser confortável e tranquilo. Prefira ambientes com pouca luz, sem barulho e com temperatura aconchegante.
  • Cama: A qualidade, assim como a do travesseiro e colchão faz toda diferença na qualidade do sono para emagrecer. Prefira produtos de alta qualidade e que promovam o relaxamento da coluna e pescoço.
  • Rotina: O sono para emagrecer deve fazer parte de uma rotina. Prepare seu corpo e sua mente para esse momento. Tome um banho relaxante, reduza as luzes da casa e evite ficar no celular ou em frente à TV.
  • Horário: Procure ir para cama e acordar sempre no mesmo horário. Se for necessário descansar durante o dia, separe em média 20 minutos para uma soneca depois de do almoço.
  • Meditação: Alguns minutos antes de dormir, fique em silêncio, feche os olhos e foque na sua respiração. Isso ajuda a aliviar a ansiedade e o estresse acumulados durante o dia. Colocar uma música relaxante e fazer meditação guiada também são boas opções.
  • Alimentação: Evite refeições pesadas e beber café, energético ou bebida alcoólica antes de dormir. O ideal é jantar, pelo menos, 2 horas antes de se deitar para não sobrecarregar o sistema digestivo.

Como você percebeu, o sono para emagrecer faz parte de uma rotina saudável.

Lembre-se de que seu corpo precisa de descanso para recompor as energias, independentemente do seu estilo de vida.

Se você trabalha durante a noite, nada impede de criar uma rotina de sono durante o dia.

As horas em que você passa dormindo são fundamentais para o organismo colocar tudo em ordem.

O sono ajuda no fortalecimento da imunidade, na liberação equilibrada de hormônios e na regulação de órgãos importantes, como rins, fígado, cérebro e coração.

Conte com o WW Vigilantes do Peso para inserir este e outros hábitos saudáveis que farão toda diferença no seu processo de reeducação alimentar.