Dicas E Artigos

Horário de verão: é bom ou ruim?

Pessoas felizes fazem escolhas mais saudáveis.
Publicado 28 de Setembro, 2017

Em 2017, o horário de verão brasileiro está previsto para iniciar no dia 15 de outubro.

O governo federal cogitou cancelar o horário de verão* a partir de 2017. Mas, após tanta polêmica, o adiantamento dos relógios em uma hora permanece. E você sabia que isso causa diversos efeitos no seu organismo? Fique atento!

Em condições normais, os diversos ritmos do nosso organismo estão sincronizados. Claridade e escuridão estão entre as condições que impactam nisso. Quando o horário de verão começa, o organismo tende se adaptar, mas cada um segue um ritmo diferente. Depois de alguns dias, a maioria das pessoas se adapta ao novo horário.

O que muda

Quando você adianta o relógio, a tendência é se sentir pesado, pelo menos nos primeiros dias. Você muda o horário de sono, o que pode causar sonolência durante o dia e insônia à noite. Cansaço e falta de apetite também estão na lista, assim como o aumento da irritabilidade e mau humor matinal.

Efeito reverso

Apesar de tantos contras, existem pessoas que aproveitam os prós desse período. Uma hora a mais pode significar a chance que você esperava para aumentar as atividades físicas. A luz do dia incentiva a fazer exercícios ao ar livre! E até o happy hour com os amigos no final do expediente pode ser mais convidativo.

Dicas para não sair do ritmo

Para evitar efeitos adversos, confira algumas dicas  do VP.

  1. Durma pelo menos dez minutos mais cedo a cada dia durante a primeira semana. A adaptação lenta vai ajudar seu relógio biológico, sem causar grandes reações no organismo.
  2. Mantenha também a qualidade e regularidade do sono. Escolha um ambiente escuro, silencioso, com boa temperatura.
  3. Relaxe no dia em que o horário de verão entrará em vigor, evitando indisposição.
  4. Inicialmente, pegue leve nos exercícios e faça atividades calmantes, como ioga.
  5. Não exagere nas refeições, escolhendo pratos mais fáceis de digerir.
  6. Beba bastante água
  7. Organize-se! Evite perder tempo ou ficar nervoso antes de sair de casa porque não planejou a mudança no relógio.

*No Brasil, os estados afetados pelo horário de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal.