Dicas E Artigos

8 razões surpreendentes pelas quais você está ganhando peso

As razões para o ganho de peso nem sempre são óbvias! Continue lendo para descobrir.
Publicado 3 de Outubro, 2022

8 causas ocultas de ganho de peso


O ganho de peso acontece quando você come regularmente mais calorias do que gasta por meio de funções corporais normais e atividade física.

Mas o peso nem sempre é tão simples quanto as calorias que entram, as calorias que saem, e os hábitos de vida que causam seu ganho de peso nem sempre são óbvios.

Se você está comendo de forma saudável e fazendo atividade física suficiente, mas ainda se perguntando 'Por que estou ganhando peso?!', aqui está o que pode estar entre você e seus objetivos de peso.


1. Ser “educado” e não dizer “não”


Às vezes, apenas ser gentil e educado pode colocar nossos esforços de perda de peso em apuros. Querendo perder peso? É hora de aprender a dizer 'não' sem se sentir culpado.

Isso pode significar recusar uma segunda porção ou entender que não há problema em deixar comida no prato. Explique aos amigos e familiares que você está em um programa de perda de peso e esperamos que eles respeitem e apoiem suas decisões.


2. Suas assinaturas de streaming


Quanta TV ou Netflix você assiste em uma semana média? Sofá + tela = receita para um estilo de vida sedentário, principalmente quando você encontra uma série digna de maratonar.

Além da inatividade, também somos mais propensos a petiscar alimentos ricos em energia, como batatas fritas e chocolate, ao assistir TV. Definir uma dose diária quando se trata de tempo de tela e fazer um esforço para fazer alguma atividade física pode ajudar a combater o ganho de peso relacionado à tela.


3. Não valorizar o sono e dormir pouco


Seja por causa de uma nova série ou baladas - talvez você tenha uma agenda noturna lotada ou tenha problemas para dormir - os estudos mostraram consistentemente que a falta de sono pode interromper sua perda de peso e até levar ao ganho de peso.

Isso pode acontecer devido ao aumento da presença de grelina (o hormônio que estimula a fome) e níveis reduzidos de leptina (o produto químico que faz você se sentir satisfeito) quando estamos cansados. É mais provável que procuremos lanches de alto teor calórico para manter nossos níveis de energia ao longo do dia e façamos menos atividade física, o que pode levar ao ganho de peso ao longo do tempo.


4. Estresse elevado


Sentindo-se estressado e sobrecarregado ultimamente? Talvez seja hora de dar um passo para trás e tentar algumas técnicas de relaxamento.

Quando se trata de seu peso, os hormônios do estresse podem promover desejos por alimentos de conforto ricos em nutrientes que ativam os sistemas de recompensa do cérebro e reduzem as respostas ao estresse. Níveis elevados do hormônio do estresse cortisol também estão ligados ao excesso de gordura ao redor do abdômen, que é um fator de risco para doenças cardíacas e diabetes.


5. Comer para se sentir melhor


Se você teve um dia ruim ou se sente deprimido há algum tempo*, é fácil recorrer à comida para tentar se sentir melhor.

A fome emocional pode ser difícil de superar, especialmente quando se torna um comportamento aprendido. Se você se sentir deprimido e comer alguma coisa porque acha que vai ajudar, e repetir esse comportamento várias vezes, depois de um tempo sentir-se deprimido o levará a comer.

Se você se identifica com sintomas de fome emocional, encontrar outras formas de distração pode ajudar, como dar um passeio ou ligar para um amigo.

*Marque uma consulta com um médico se tiver sintomas de depressão.


6. Recompensas ruins no pós-treino


Comer os alimentos certos após um treino pode ajudar seu corpo a se recuperar e construir músculos. Mas abusar de biscoitos e doces como um prêmio pode tornar seu treino ineficaz e frustrar seus objetivos de perda de peso.

Por exemplo, você pode queimar 350 calorias em uma corrida de 5 km e depois se “recompensar” com uma barrinha de cereal sabor chocolate. Com 88 calorias da barra de cereal Nutry de chocolate, você só precisa comer quatro antes de recuperar as calorias que queimou durante o treino.

A chave é parar de ver a comida como uma recompensa e, em vez disso, vê-la como combustível para o corpo. Quanto melhor o combustível, melhor o seu desempenho - então, em vez de pensar no que você merece comer, tente pensar no que seu corpo precisa para funcionar melhor.


7. Comprar alimentos com baixo teor de gordura, mas muito calóricos


Alimentos rotulados com baixo teor de gordura não são necessariamente melhores para você; na verdade, eles podem conter altos níveis de açúcar - e, portanto, serem ricos em calorias - e contribuir para o ganho de peso.

Quando você estiver fazendo compras de alimentos, certifique-se de ler os rótulos, observando o teor de açúcar e as calorias totais. Enquanto um alimento pode ter uma quantidade reduzida de gordura, na verdade pode ter a mesma quantidade de calorias. Use o leitor de código de barras do aplicativo do VigilantesdoPeso para comparar os valores de Pontos de uma versão regular de um alimento ou refeição e sua contraparte com baixo teor de gordura.


8. Comer grandes porções (mesmo de comida saudável)


O tamanho das porções aumentou drasticamente nas últimas décadas: um estudo do World Cancer Research Fund (WCRF) descobriu que os hambúrgueres dobraram de tamanho desde 1980. Sem surpresa, quando apresentados com porções maiores, tendemos a comer mais.

Mesmo comer demais alimentos “saudáveis” pode levar ao ganho de peso. Todos os alimentos têm um valor calórico, e a única maneira de perder peso é criar um déficit calórico, onde você queima mais calorias do que consome.

Para reduzir o tamanho das porções, comece a pesar os ingredientes, use este prático guia de porções e/ou sirva suas refeições em pratos menores. Comer em um ritmo mais lento também ajudará seu cérebro a reconhecer quando você está satisfeito.